A trajetória de Rômulo, recém-aposentado, pelo Vasco e outros clubes
Ex-Vasco, Flamengo e Grêmio, Rômulo anunciou a sua aposentadoria dos gramados aos 35 anos. E durante sua trajetória como profissional, o agora ex-volante conseguiu realizar feitos históricos como a conquista inédita da Copa do Brasil com o Vasco e a medalha olímpica com a seleção brasileira. Além disso, o piauiense tem no seu currículo gols contra a Argentina e contra o Barcelona, pela Liga dos Campeões da Europa. Relembre abaixo feitos da carreira de Rômulo, recém-aposentado.
Título da Copa do Brasil e vice do Brasileiro
Após ser revelado em 2010 pelo Vasco, Rômulo fez parte do elenco que conquistou a Copa do Brasil em 2011. Na temporada, o volante realizou 60 partidas, sendo titular em todas elas, peça-chave no esquema do Gigante da Colina montado naquela época. Na final, entrou em campo contra o Coritiba e encerrou um jejum de sete anos sem título.
Além da conquista da Copa do Brasil, sob o comando de Cristóvão Borges, Rômulo também esteve presente na campanha do Vasco em busca do título do Campeonato Brasileiro, vencido pelo Corinthians. Na temporada do vice, o volante atuou em 32 das 38 rodadas da competição e anotou apenas um gol.
Números de Rômulo em 2011 pelo Vasco
- Jogos: 60 de 74;
- Titular: 60;
- Minutos jogados: 5.311;
- Gols: 5;
- Assistência: 1;
- Vitórias: 30;
- Empates: 17;
- Derrotas: 13.
Estreia pelo Brasil, gol contra a Argentina e vice das Olímpiadas
As atuações pelo Vasco renderam convocações para a seleção brasileira em 2012. Em uma delas, Rômulo fez um dos gols do Brasil na derrota para a Argentina, de Lionel Messi, em amistoso preparatório para as Olímpiadas de 2012, em Londres.
Nos Jogos Olímpicos, o volante foi titular da equipe do técnico Mano Menezes. Na decisão contra o México, o Brasil acabou sendo derrotado por 2 a 1 no estádio de Wembley.
Ainda em 2012, aos 21 anos, Rômulo foi convocado para integrar a seleção sub-23 do Brasil na disputa dos Jogos Olímpicos de Londres. Na competição, participou de seis jogos e foi titular na derrota por 2 a 1 para o México na grande final.
Ida a Europa e gol contra o Barcelona
Após as conquistas de 2012, o ano ainda trouxe uma surpresa para Rômulo pós-Olimpíadas: a ida para o futebol europeu ao assinar com o Spartak Moscou. Na temporada 2012/13, o volante disputou a 1ª Divisão do Campeonato Russo e a Champions League.
A campanha da equipe russa começou nas classificatórias e se encerrou na fase de grupos. Apesar da rápida participação, Rômulo atuou em uma partida e marcou um gol diante do Barcelona, na principal competição do calendário europeu. No Spartak, o volante ainda conquistou uma Liga Russa na temporada 2016/17, sua última no clube.
Números de Rômulo no Spartak Moscou
- Jogos: 69;
- Gols: 4;
- Assistências: 1;
- Títulos: Liga Russa.
- Retorno ao Brasil e passagem pelo Flamengo
Após a passagem pelo futebol europeu, Rômulo voltou ao Brasil e assinou com o Flamengo. No Rubro-Negro, foram 39 jogos e um gol marcado, além da disputa da Copa Libertadores. Na competição, ele jogou quatro partidas e marcou diante do San Lorenzo, seu único gol pelo clube.
Apesar das poucas aparições, Rômulo conquistou o título do Campeonato Carioca no início da temporada, realizando nove partidas no estadual.
Números de Rômulo no Flamengo
- Jogos: 39;
- Gols: 1;
- Títulos: Campeonato Carioca.
Conquista do Gauchão com o Grêmio
Após perder espaço no Flamengo, Rômulo foi emprestado ao Grêmio em 2019, quando conseguiu recuperar boa parte do seu futebol e teve mais oportunidades. O volante completou 30 jogos, marcou dois gols e concedeu uma assistência. Além disso, foi peça importante na conquista do título do Campeonato Gaúcho de 2019, sob comando de Renato Gaúcho. No estadual, completou 10 jogos e não marcou gols.
Números de Rômulo no Grêmio
- Jogos: 30;
- Minutos jogados: 1.910;
- Gols: 2;
- Assistências: 1;
- Títulos: Campeonato Gaúcho.
Título da Série D com o Retrô e acesso
Fechando a lista de feitos marcantes na carreira de Rômulo, está a conquista do título do Campeonato Brasileiro Série D com o Retrô, em 2024. Na época, o volante entrou em campo em dez oportunidades na Quarta Divisão Nacional e ficou de fora dos dois jogos da grande final diante do Anápolis.
Passagem pelo fut7
Rômulo ainda chegou a se aventurar no futebol 7. Em 2022, o jogador integrou o elenco do Resenha FC nas disputas da Liga Fut7, Liga das Américas e a Copa Piauí. À época ele chegou a atuar ao lado do ex-lateral-direito Léo Moura no clube piauiense.
Anúncio da aposentadoria
Rômulo anunciou a sua aposentadoria do futebol profissional aos 35 anos. Após o rebaixamento no Campeonato Brasileiro Série C com o Retrô neste ano, o volante decidiu encerrar sua carreira como atleta. Em entrevista ao Portal Agora ED, o agora ex-jogador declarou que agora pretende aproveitar a vida e dedicar mais tempo à família.
Natural de Picos, cidade no Sul do Piauí, Rômulo iniciou sua trajetória no futebol nas categorias de base do Porto-PE. Posteriormente, ele se transferiu para o Vasco e por lá se profissionalizou em 2010.
Veja perfil de Rômulo
- Nome: Rômulo Borges Monteiro;
- Posição: volante;
- Idade: 35 anos;
- Títulos conquistados: Copa do Brasil; Liga Russa; Campeonato Carioca; Campeonato Gaúcho; Campeonato Brasileiro Série D;
- Clubes onde atuou: Porto-PE; Vasco; Spartak Moscou; Flamengo; Grêmio; Shijiazhuang Ever Bright; Retrô.