Futebol

A prova da incompetência: Vasco contratou 68 jogadores desde 2004

Que Romário é incontestável, Petkovic e Marcelinho têm trajetórias vitoriosas no clube e Alex Dias conquistou a torcida vascaína, ninguém tem dúvida. No último domingo, outro vitorioso estreou pelo Vasco. Edílson chegou para se juntar a um seleto grupo de \"reforços\" contratados nos últimos três anos.

Desde 2004, o Vasco contratou 68 jogadores. Somente no ano passado, 36 chegaram a São Januário. Poucos se firmaram. Tadic; Chiquinho, Pereira, Marcos e Canhoto; Emerson, Boiadeiro, Fábio Baiano e Allan Delon; Gian e Elbinho formam apenas um dos muitos times que poderiam ser feitos de jogadores que fracassaram.

- Se você analisar bem, só o Alex Dias se firmou ano passado. É claro que eu queria estar no Vasco até hoje, mas é impossível ter tranqüilidade para trabalhar num elenco de 40 jogadores. A gente fica sem saber o que vai acontecer de um dia para o outro - defende-se o zagueiro Marcos, contratado e dispensado em 2005 e que atuou somente sete vezes.

Valdiram, a esperança

Outros tiveram menos oportunidades. Gian, revelado pelo Vasco, voltou em 2005, atuou duas vezes e foi embora. O lateral-esquerdo Jean jogou apenas três vezes. Perdeu um pênalti na semifinal da Taça Rio e deu adeus a São Januário.

- O Jean não é um fenômeno, se não estaria no Barcelona. Mas está bem na Turquia. Será que todos que saíram são ruins? O Vasco tem estrutura, mas falta tranqüilidade para trabalhar - defende o empresário Adson Gomes, que, além de Marcos e Jean, levou Adriano e Leozinho, também dispensados, para o clube em 2005.

Contratados através de DVD, o português Dominguez e Neto, que atuou no Sudão, também tiveram vida curta. Bem diferente de Valdiram, que já conquistou a torcida em cinco partidas.

- Procuramos jogadores de clubes com menos prestígio. Às vezes, alguns sentem o peso da camisa. O Valdiram, por exemplo, já correspondeu. Como o gasto com a maioria é apenas de salário, acaba sendo um bom negócio - explica o vice de futebol José Luiz Moreira.

(*)Nota do SUPERVASCO.COM: Reportagem publicada na edição de 12/03/2006 do jornal Extra.

Fonte: Extra / SUPERVASCO.COM