A preparação física no futebol moderno: o exemplo do Vasco
Que o Vasco é um dos maiores clubes do futebol brasileiro não há qualquer dúvida, mas você sabia que o clube está à frente de mudanças importantes nos cuidados com a preparação física dos atletas?
Assim como em outros espaços esportivos, a preparação física no futebol mudou drasticamente com o passar das décadas, o que é um fenômeno natural e com impactos positivos. Preocupações que antes não existiam passaram a ser levadas em conta, garantindo melhores cuidados para os atletas.
Como um dos times de maior importância no futebol nacional, é natural que o Vasco esteja na dianteira dessas mudanças, em busca não apenas de mais vitórias e conquistas de títulos, mas de um futebol que se preocupa com a saúde de seus jogadores, tanto dentro quanto fora das quatro linhas.
Vale explorar algumas etapas da preparação física no futebol moderno, levando em conta o papel que o esporte desempenha atualmente nos estádios e como parte de plataformas como a Stake, onde os torcedores acompanham resultados e fazem as apostas, muitas vezes alheios às condições de treinos.
Quais são as etapas de preparação física no futebol moderno?
1. Uma boa dieta
A alimentação é uma das partes mais importantes da saúde física, o que tem relação direta com a boa preparação no futebol. É indispensável que atletas tenham uma dieta balanceada e adequada ao esforço físico que executam. Esse tipo de cuidado pede profissionais de saúde do campo da nutrição.
2. Foco na saúde psicológica
Engana-se quem pensa que o aspecto mais “puxado” do futebol é o físico. Embora isso varie de atleta para atleta, uma coisa é certa: a saúde psicológica tem tanta importância quanto os cuidados com o corpo. Quando a cabeça não está sã, o desempenho em campo definitivamente não será o melhor.
Essa é uma etapa relativamente nova da preparação no futebol e tem relação com conquistas sociais e mudanças de paradigma. Se antes víamos o auxílio de psicólogos e psiquiatras como algo negativo, atualmente cuidados nesse sentido são recomendados a todas as pessoas, dentro e fora do esporte.
3. Descanso amplo
O corpo humano não é uma máquina, o significa que é preciso dar tempo pleno para que ele descanse; em especial após uma atividade física que demanda tanto, como é o caso do futebol. E aqui nós não estamos falando apenas dos jogos e partidas oficiais, mas também dos treinos e demais atividades.
4. Condicionamento físico
A preparação física dos atletas é rigorosa, independentemente da área sobre a qual falamos. No caso dos futebolistas, há muito em jogo: conquista de títulos, contratos, expectativas de fãs e torcedores, oportunidades de contratação em clubes... Tudo isso pede exercícios físicos adequados e regulares.
Os treinos de condicionamento são individualizados e contam com o apoio de fisioterapeutas, personal trainers e outros profissionais. Vale lembrar que todos os atletas de esportes variados precisam se preparar, seja para quem compete em corrida de cavalos, joga futebol ou o que mais.
5. Abandono de hábitos nocivos
Competir em alto nível, como nos grandes clubes brasileiros, pede que os atletas abandonem hábitos nocivos à saúde do corpo, incluindo o tabagismo, o sedentarismo e vícios de toda ordem. Essa nem sempre é uma tarefa fácil, mas ela faz parte de uma boa preparação física para o futebol profissional.
Como o Vasco é exemplo de preparação física?
O Vasco conta com uma equipe extensa de profissionais que preparam fisicamente os seus jogadores. Entre coordenadores técnicos, médicos (de múltiplas especialidades), fisioterapeutas, nutricionistas, personal trainers, psicólogos, psiquiatras e outros, observa-se cuidados com o bem estar dos atletas.
Recentemente, na época intertemporada antes do Brasileirão 2024 (aquela que é a maior competição do futebol nacional), o time dedicou seus esforços em cuidar da preparação física de alguns de seus jogadores. A ideia era readaptar e reorganizar cargas de trabalho para diminuir as chances de lesões.
E esse é só um dos inúmeros exemplos. Também em 2024, o Vasco montou um Núcleo de Psicoterapia Integrada. O movimento o tornou pioneiro dentre os times brasileiros, se inspirando em clubes de caráter internacional que adotam uma abordagem mais humana ao analisar performances de atletas.
É interessante notar que as alterações nos modelos de preparação física do futebol não existem em um vácuo, sendo a consequência de mudanças sociais importantes, com a preocupação com a saúde psicológica. Com a ajuda das tecnologias, o futebol se transforma em um esporte mais humano e justo.
Fonte: STAKE