A matemática do Vasco e rivais diretos para o acesso
A Série B está chegando ao fim. Com somente uma partida restante para o fim da 36ª rodada, a maioria das equipes possui somente mais dois jogos a serem disputados.
A partida deste domingo (23), porém, já será muito importante na briga pelo acesso para a primeira divisão do Brasileirão.
No estádio dos Aflitos, o já rebaixado e lanterna Náutico receberá o Grêmio, que depende somente de uma vitória em seus últimos três jogos para conseguir confirmar o acesso.
Os gaúchos somam 58 pontos, ocupam no momento a 4ª colocação e subirão para 61 em caso de triunfo. Assim, o Tricolor abre 7 de vantagem para o quinto lugar e não pode mais ser alcançado.
Vice-líder, com 59 pontos, o Vasco depende somente de dois pontos para conseguir o acesso. Na próxima rodada, porém, o Cruzmaltino pode carimbar a vaga na Série A se vencer o Sampaio Corrêa, em São Januário.
Outro time que depende somente de uma vitória em dois jogos para subir é o Bahia. Também com 58 pontos, o Tricolor enfrenta Guarani e CRB nas rodadas finais.
Quinto colocado, o Ituano (54 pontos) precisa vencer as duas partidas que lhe restam e torcer para que Bahia ou Grêmio percam seus últimos jogos.
Londrina e Sport, que possuem um ponto a menos e vem logo atrás, fazem o mesmo cálculo em seus jogos restantes.
O Sampaio Corrêa, por sua vez, além de vencer seus jogos e torcer contra a dupla, ainda teria que tirar uma diferença de 9 gols de saldo, em caso de empate em pontos com o Bahia.
Luta contra a queda para a C
Operário, Brusque e Náutico já estão matematicamente rebaixados. Tombense, Chapecoense, Novorizontino e CSA são os últimos que ainda possuem chances de queda.
A Tombense e a Chape podem se salvar já no próximo jogo, com um empate. O Novorizontino, por sua vez, precisa fazer quatro pontos ou um empate e uma derrota do CSA.
O Azulão do Mutange vive situação mais delicada, precisando vencer seus dois jogos e torcer para pelo menos uma derrota do Tigre do Vale.
Fonte: ESPN