Futebol

8 gols sofridos em quatro jogos, sistema defensivo preocupa torcedores

O ano de 2017 mal começou, mas os torcedores do Vasco já estão bem preocupados. E não é para menos. Após ser goleado pelo Corinthians na Florida Cup, a equipe comandada por Cristóvão Borges sofreu a sua segunda derrota de peso no último domingo (29), ao ser derrotado pelo Fluminense por 3 a 0, no Engenhão.

Sim, o trabalho está apenas no início e muitas coisas ainda vão se acertar. No entanto, essa teoria não pode ser aplicada ao pé da letra para o Gigante da Colina. Isso porque o elenco não teve grandes mudanças do ano passado para cá, e a queda de rendimento foi percebida ainda no segundo turno da Série B, quando realizou uma campanha desastrosa e quase não subiu. 

O sistema defensivo é o que mais deixa em alerta. Foram oito gols sofridos em quatro jogos disputados. Cristóvão Borges vem insistindo em escalar Rodrigo pela sua capacidade técnica e liderança, mas caso siga essa linha, ele precisa jogar com um companheiro mais rápido ou experimentar um esquema com três zagueiros. O que não pode é deixar um jogador que é lento, ficar sozinho com um adversário mais rápido e que vai ganhar sempre no "mano a mano". 

As contratações de um zagueiro, volante e atacante são primordiais. Sem contar com Marcelo Mattos, único volante da equipe, ele se recupera de uma lesão, e o treinador vem escalando jogadores fora da posição. 

O ataque também dá muita dor de cabeça. Ao longo de 2016, um dos grandes problemas foi a falta de um homem-gol. E o fato se repete, uma vez que Éder Luis não é a melhor opção para os vascaínos atualmente.

A expectativa é que o time melhore com os retornos de Mattos e Douglas, que está na Seleção Brasileira Sub-20. Porém, os resultados e o desempenho precisam servir de alerta para Eurico Miranda melhorar o elenco. Ou o final de 2017 terá um final não muito agradável para os seus torcedores.

Fonte: Esporte Interativo