Mercado

777 pensa no longo prazo, mas não está fácil encontrar técnicos disponíveis

Emílio Faro completa nesta quarta um mês no comando técnico do Vasco. Uma situação provisória, mas que hoje tende a durar até o fim da Série B. Embora a 777 Partners procure um técnico, não há perspectiva de um novo comandante a curto prazo. Com a temporada entrando na reta final, a cada rodada parece mais improvável a chegada de um treinador.

A situação é a seguinte: Vasco e 777 planejam contratar um treinador vislumbrando o projeto de 2023, quando esperam estar de volta à elite e com recursos para formar um elenco forte. E não é fácil encontrar um técnico no perfil desejado, disponível no mercado, para assumir neste momento. O clube quer dar um tiro certeiro de olho na próxima temporada. Um comandante tampão até o início de novembro e com prazo de validade, por ora, está descartado.

Há também o receio do impacto que uma mudança neste momento poderia causar. Apesar dos tropeços recentes, o Vasco ainda vive uma situação confortável no G-4 da Série B, a seis pontos do quinto colocado. Além disso, Emílio Faro é muito querido por todos no futebol, tem o elenco nas mãos e a confiança do departamento.

- O Emilio Faro, hoje, é o nosso treinador e tem o apoio de todo departamento de futebol, assim como do elenco. Vamos seguir focados, como sempre estivemos, na obsessão pelo acesso. Temos trabalhado com a chegada da 777 para proporcionar isso ao clube. Reforçamos nossa confiança no grupo, no trabalho que vem sendo desenvolvido desde o início da competição e que nos credenciou a permanência no G-4 - disse o gerente de futebol Carlos Brazil após a derrota para o CSA.

Emílio já deixou claro que não tem a ambição de ser o treinador principal neste momento, mas a 13 jogos e dois meses do fim da temporada, o cenário que se desenha é pela conclusão do trabalho, a menos que a campanha saia dos trilhos, e o clube tenha que buscar uma solução imediata.

Técnico para 2023

Enquanto isso, o Vasco tem tempo para encontrar o técnico ideal. André Jardine foi procurado logo após a saída de Zé Ricardo, mas está bem no futebol mexicano. Odair Hellmann recebeu convite de Paulo Bracks após a saída de Maurício Souza, mas declinou.

Juan Pablo Vojvoda é um nome que agrada e esteve na mesa nas duas oportunidades. O argentino, no entanto, está no meio de um trabalho muito bem-sucedido no Fortaleza, e sua contratação imediata é inviável. É um nome cotado, porém, para a próxima temporada. Seu vínculo com o clube cearense termina no fim do ano, mas existe a chance de renovação. O Vasco monitora.

Ao passo que procura uma solução, a aposta é que Emílio Faro conseguirá conduzir o Vasco ao acesso. Desde a saída de Maurício Souza, foram cinco jogos, duas vitórias, um empate e duas derrotas sob o comando do interino. Ele também esteve à frente do time em outras duas vitórias, logo após a saída de Zé Ricardo. Nos sete jogos, teve 62% de aproveitamento.

Fonte: ge