Análise de como Bruno Duarte, especulado no Vasco, pode ajudar em campo
O Vasco busca um novo centroavante no mercado de transferências e tem Bruno Duarte, do Estrela Vermelha, como um dos nomes na lista. Aos 30 anos, o brasileiro se destaca em uma característica que o clube busca para o setor: a capacidade de fazer gols. O jogador, com proposta em mãos, tem interesse em defender a equipe vascaína, e o negócio é tratado como avançado.
O atacante não se restringe só à grande área. Ele também se movimenta bem fora dela, participa da construção das jogadas e apresenta bons números de passes para gols e pré-assistências.
A possibilidade de contratar um jogador brasileiro também pesa a favor de Bruno. O Vasco já atingiu o limite de estrangeiros no elenco e ainda procura reforços para outras posições. O atacante atua em um mercado considerado alternativo em relação aos principais centros do futebol europeu, o que torna o negócio mais acessível aos padrões financeiros atuais da SAF.
Melhor fase da carreira no Estrela Vermelha
Em julho de 2024, Bruno Duarte chegou ao Estrela Vermelha, da Sérvia, clube que defende desde então. Foi no futebol sérvio que o atacante alcançou os melhores números da carreira e também conquistou seus primeiros títulos.
Bruno soma 42 gols e 14 assistências em 98 partidas oficiais. No período, conquistou dois Campeonatos da Sérvia, nas temporadas 2024/25 e 2025/26, e duas Copas da Sérvia, também nas temporadas 2024/25 e 2025/26.
"Suas estatísticas no Estrela Vermelha são bastante satisfatórias, com 42 gols e 14 assistências em 98 partidas, mas o fato é que ele não conseguiu manter o ritmo em grandes jogos europeus", diz o jornal Mozzart Sport, da Sérvia, sobre a passagem do atacante no gigante local.
De fato, a maior parte dos gols de Bruno Duarte foram em torneios nacionais. Foram 33 gols em 69 partidas entre campeonato sérvio e Taça da Sérvia. Outros nove gols em 28 jogos (15 como titular) em competições internacionais — dos nove gols, sete foram nas fases prévias da Champions League e dois na Europa League.
Vasco quer gols
Bruno Duarte construiu a carreira recente longe do futebol brasileiro. Depois de sua passagem pela Portuguesa, foi contratado pelo Lviv, da Ucrânia, em julho de 2018. Em 33 jogos pelo clube, marcou dez gols e deu duas assistências.
Um ano depois, o atacante se transferiu para o Vitória de Guimarães, de Portugal. Foram 98 partidas pela equipe portuguesa, com 23 gols e dez assistências. Em julho de 2022, Bruno teve uma passagem mais curta pelo futebol da Arábia Saudita. Pelo Damac FC, marcou quatro gols em 19 jogos.
Bruno Duarte acrobatics in the @EuropaLeague for Vitória SC 🤤#UECL || @VitoriaSC1922 pic.twitter.com/G1PDmHAVue
— UEFA Conference League (@Conf_League) October 1, 2024
O atacante retornou a Portugal um ano depois, contratado pelo Farense. Em 36 partidas pela equipe do Algarve, registrou 14 gols e quatro assistências.
A avaliação do departamento de futebol é a de um jogador que teve bons números ofensivos em diferentes contextos. O Vasco tem a expectativa de encontrar no atacante uma opção para aumentar a produção de gols do ataque, que tem sofrido com a falta de bolas na rede, especialmente no Brasileirão. Brenner, Spinelli e David, somados, têm apenas quatro gols em 22 partidas.
Aos 30 anos, o brasileiro chegaria ao clube para formar ataque com Colidio e Andrés Gómez, em um momento em que o Vasco perdeu Brenner por um mês, com lesão no dedão do pé esquerdo. A direção busca um jogador que chegue para resolver a carência de gols do ataque vascaíno.
Fonte: ge