Outros Esportes

Zé Ricardo reencontra ex-atletas do time de futsal do Vasco

Zé Ricardo chegou ao Vasco como ex-treinador do Flamengo, mas nem precisou ser apresentado a São Januário quando desembarcou no clube, em agosto: antes mesmo da trajetória na Gávea, o treinador trabalhou no Cruz-Maltino, onde treinou categorias de base no futsal. De volta ao local, o comandante relembrou a passagem pelo clube na década de 90 e pôde rever ex-atletas, em reencontro promovido pelo "Tá na Área".

- Está todo mundo cansado? Levanta, pô! - disse, antes de receber abraços de Zé Carlos, Ângelo, Bruno, Vitor Boletta e Franklin, que eram meninos quando tinham Zé como comandante na equipe sub-17.

Ao rever a turma, o treinador brincou sobre as marcas do tempo, como os cabelos brancos e a barriguinha mais evidente de alguns, mas também lembrou toda a caminhada desde aquela época - eles calculam que o último encontro entre todos tenha sido em 1996, há 21 anos.

- Começou tudo aqui, legal demais. Eu tinha pouquíssima experiência, tinha sido jogador até 1991. Foi legal que o grupo foi se formando, o Vasco tinha parado a categoria deles, então não tinha uma equipe que tinha subido da categoria de base, tivemos que formar a equipe e formamos um grupo legal. Não éramos uma equipe brilhante, mas uma equipe muito aguerrida, chegamos até as finais do Carioca e depois, representado o Rio de Janeiro em Cascavel, conseguimos chegar e ser campeões do torneio - lembrou.

Zé Ricardo foi treinador da categoria "infanto" do Vasco na década de 90 (Foto: Arquivo)

O grupo de ex-atletas, que havia se reencontrado em outra ocasião sem a presença do treinador, não se intimidou com a presença do técnico, agora conhecido nacionalmente, e lembrou das broncas, que tinham até lugar certo para acontecer. Zé sugeriu um novo encontro e garantiu que vai pegar leve com os ex-comandados.

- Foi um grupo muito gratificante, a gente guarda com muito carinho as experiências daquela época. Ver todo mundo faz a gente relembrar muita coisa e remeter àquele tempo. Desejo a eles sucesso na carreira, que nós possamos nos rever ainda mais velhos, com filhos e netos, e fazer um treino. Juro que não vou dar muita bronca - disse.

Hoje no profissional, Zé Ricardo chegou ao clube no meio do ano, para substituir Milton Mendes. Ao contrário da primeira experiência, não chegou a formar o time, mas teve a missão de reorganizá-lo. Elogiado pelo início do trabalho, o técnico faz questão de dividir os méritos - o Vasco é o oitavo na tabela do Campeonato Brasileiro e já mira uma vaga na Libertadores.

- Independente do que encontrei, o que quis trazer foi tranquilidade, tentar passar as informações da forma mais simples e clara possível para que os atletas pudessem aquirir as informações e tentar colocar em prática (...) Não existe salvador da pátria, vara de condão, não mudei tudo em 15 dias, pelo contrário, aproveitei muita coisa de trabalhos que tinham sido feitos no clube, do próprio Milton. Quando há um a troca de comando é natural que os atletas estejam bem receptivos, espero que continuem assim porque eles são protagonistas, estou aqui para pilotar essa máquina, mas quem vai fazer essa máquina andar e desenvolver são eles - explicou.

O Vasco entra em campo nesta quarta-feira, às 19h30, quando enfrenta o Atlético-GO no Estádio Serra Dourada. O SporTV transmite ao vivo.

Fonte: SPORTV