Política

Veja o que muda no Vasco com a chegada de Eurico na presidência

O vascaíno que se acostumou com os seis anos de gestão de Roberto Dinamite presenciará grandes mudanças com o retorno de Eurico Miranda ao poder. Amparado por um "trio de ferro", oriundo de segmentos completamente diferentes, o novo presidente deverá realizar profundas alterações no departamento de futebol e investirá em setores que estavam abandonados pelo clube.

A base

Sua base de sustentação será formada por Fernando Horta (empresário e presidente da escola de samba Unidos da Tijuca), Luis Fernandes (secretário-executivo do Ministério do Esporte e homem forte do Governo Federal na Copa) e seu antigo braço direito José Luiz Moreira, empresário e dono de cooperativas de táxis no Rio de Janeiro.

Horta assumirá a 1ª vice-presidência geral e Moreira, também conhecido como Zé do Táxi, volta à vice-presidência de futebol, cargo que já exerceu nas outras gestões de Eurico.

O trio terá o auxílio direto de Euriquinho, filho do dirigente, e Antônio Peralta, vice-geral com Roberto Dinamite e que ocupará a 2ª vice-presidência.

Diretor-geral na administração de Dinamite, Cristiano Koehler é carta fora do baralho nos planos da nova diretoria.

Futebol

Nomes antigos poderão permanecer ou retornar ao Vasco, casos de Joel Santana, atual treinador, e Antônio Lopes, técnico multicampeão com o Cruzmaltino e que hoje atua na área executiva. Isaías Tinoco, velho conhecido de Eurico e que também já trabalhou no Flamengo, é outro que pode ter oportunidade.

Mesmo com os cofres combalidos, a ideia é investir num time competitivo almejando um título em 2015.

O atual diretor-executivo Rodrigo Caetano goza de prestígio com Miranda, mas sua permanência é difícil. Ele também desperta o interesse do Palmeiras.

Esportes Olímpicos

O objetivo é voltar a possuir equipes fortes tanto no remo quanto no basquete. Em relação à segunda modalidade, a vontade é montar um time forte para acabar com a dinastia do rival Flamengo (dez títulos estaduais, NBB e Mundial).

Patrimônio

É um dos pontos que têm deixado Eurico e seus aliados mais feridos. Durante a eleição que o consagrou como novo presidente, por diversos momentos lamentou o estado do ginásio de São Januário, que está sem atividades esportivas, com piso de cimento e uma quantidade de poeira espantosa.

O Parque Aquático, que está com sua piscina quebrada e acumula um grande volume de lixo e cadeiras quebradas, também terá uma atenção especial.

Relação com a imprensa e investidores

Eurico, a pedido de aliados, pretende desfazer um pouco a fama de "inimigo de tudo e todos". Segundo pessoas próximas, o ex-presidente não cogita qualquer lei da mordaça (barrar veículos de imprensa). Mesmo contrário à profissionalização do departamento de marketing, investirá no setor.

Fonte: UOL Esporte