Futebol

Vasco tenta manter os 100% de aproveitamento no Brasileirão

Os sentimentos do jogo contra o Bragantino, pela última rodada do Brasileirão do ano passado, ainda estão frescos na memória do torcedor cruz-maltino: tensão, desespero, alegria, alívio. Nesta quarta, às 19h, quando as duas equipes se reencontram pela segunda rodada da edição 2024, a sensação é outra: esperança. O Vasco vai a Bragança Paulista atrás da segunda vitória com motivos na mala para acreditar que a campanha atual pode ser bem menos sofrida.

Se, no ano passado, a permanência na Série A só foi decidida na última rodada, agora a torcida espera que, no mínimo, ela nunca seja posta em xeque. E, se possível, que o time ainda busque metas maiores. O principal motivo para isso é o fato de, agora, o Vasco iniciar o campeonato com o trabalho do técnico Ramón Díaz mais consolidado.

O treinador argentino vai completar nove meses no comando do cruz-maltino na semana que vem. Seu estilo de jogo, com a bola bem trabalhada, sendo girada o tempo todo enquanto o time espera por uma brecha para atacar, já é mais assimilado pelo grupo. Os toques rápidos e a ocupação dos espaços já são bem identificados pelo torcedor. Mas a performance até aqui indica que ainda há muita margem para evolução.

Com os reforços anunciados até aqui, já se pode dizer também que o Vasco inicia o Brasileiro deste ano com um elenco mais qualificado do que o de 2023. Principalmente no setor defensivo.

O alto investimento em João Victor, contratado do Benfica-POR por 6 milhões de euros (R$ 33,7 milhões), já vem se justificando. Ele rapidamente se firmou no grupo e é um dos jogadores que mais atuou no ano. Contra o Bragantino, volta a ser titular. Entra no lugar de Medel, liberado para viajar ao Chile (sua mãe passa por problemas de saúde).

Ainda na zaga, o paraguaio Robert Rojas ainda precisa se firmar, mas já mostrou potencial. Dá a Ramón mais uma opção para o setor. Assim como o goleiro Keiller e o lateral-esquerdo Victor Luís, que dão respaldo ao time e o deixam menos exposto em caso de desfalque dos titulares Leo Jardim e Lucas Piton.

No meio, as contratações de Sforza e de Galdames trouxeram mais qualidade na saída de bola. E, agora, com Hugo Moura, Ramón ganha mais uma opção de proteção à zaga.

Resta, portanto, avançar na criação e conclusão. Curiosamente, onde jogam os dois principais nomes do time: o francês Payet e o argentino Vegetti. O primeiro vinha fazendo grande temporada, mas lesionou o joelho no treino e se juntou ao time do departamento médico. Reforçar o setor ofensivo é o que falta para os vascaínos terem certeza que o sofrimento com a posição na tabela ficou para trás.

Fonte: Agência O Globo