Futebol

Vasco sustenta invencibilidade contra times da Série A

Vamos ser sinceros: as próximas 18 rodadas da Série B são praticamente protocolares para o Vasco. Campeão carioca invicto, o clube tem feito o que dele se espera e caminha a passos largos para garantir o retorno à Primeira Divisão. Mesmo com um jogo a menos, são sete pontos de vantagem para o quinto colocado. Então, o que ainda esperar de 2016? A resposta será dada nesta quarta-feira, às 19h30 (de Brasília), diante do Santos, na Vila Belmiro, pelas oitavas de final da Copa do Brasil.

A segunda competição mais importante do país é o que resta de desafiador para o time de Jorginho na temporada. Se classificar para Libertadores é um sonho ainda distante, faltariam oito jogos, mas cada duelo contra um time da Série A não deixa de ser uma prova de força para o Vasco, até mesmo já projetando um 2017. Quinto colocado na elite, o Peixe é um baita teste. Talvez o mais forte para quem ainda está invicto contra rivais do primeiro escalão na temporada.  

O Vasco fez dez partidas contra times da Série A em 2016, e coleciona seis vitórias e quatro empates. Oito desses duelos foram contra rivais cariocas, no Estadual, quando foi campeão sem saber o que é perder. Já na Copa do Brasil, o adversário da terceira fase foi o Santa Cruz: empate em São Januário e vitória contundente no Arruda. Vem muito desse retrospecto a postura de Jorginho em entrevista coletiva terça-feira:   

- Não temos que temer ninguém.   

Para encarar um Santos com três campeões olímpicos (Zeca, Tiago Maia e Gabigol) de volta, a expectativa é de que Jorginho escale um time mais cauteloso do que o que empatou com o Sampaio Corrêa no último sábado. A coragem não será confundida com imprudência diante de um dos mandantes mais fortes do Brasil. A tendência é que William ocupe a vaga de Eder Luis. Na defesa, a cara nova é Luan, de volta após também subir no lugar mais alto do pódio na Olimpíada.   

A Série A é logo ali. Faltam somente 18 rodadas. Mas o Vasco quer mostrar que, mesmo na Segunda Divisão, já tem um time de elite. A oportunidade está aí.

Santos x Vasco - Copa do Brasil

Fase: ida das oitavas de final
Local: Vila Belmiro, Santos, SP
Data e horário: quarta-feira (24 de agosto), às 19h30 (de Brasília)
Provável time: Martin Silva, Madson, Luan, Rodrigo e Julio Cesar; Diguinho, William, Andrezinho e Nenê; Jorge Henrique e Ederson.
Desfalques: Junior Dutra se recupera de dores na perna e Caio Monteiro se recupera de lesão.
Pendurados: não há pendurados.
Arbitragem: Heber Roberto Lopes (FIFA/SC), auxiliado por Kleber Lucio Gil (FIFA/SC) e
Nadine Schramm Camara Bastos (FIFA/SC).
Transmissão: SporTV e PFCI (com Odinei Ribeiro e Lédio Carmona)

Fonte: ge