Futebol

Vasco possui piores números entre os grandes na Série B

Passadas 32 rodadas, o aperto que o Vasco tem passado no Campeonato Brasileiro da Série B de pontos corridos se traduz em números negativos. Com 55 pontos e ocupando a terceira colocação, o Cruzmaltino tem a pior campanha entre os considerados grandes na competição até aqui.

Na marca é levada em conta tanto a questão de pontuação quanto a da posição na tabela. Em outros anos, todas as demais equipes de maior investimento já estavam em primeiro lugar e com mais pontos que o time de São Januário. O Corinthians, em 2008, por exemplo, tinha 15 a mais que os vascaínos neste momento do torneio. Até mesmo o próprio Vasco, em 2009, quando disputou sua primeira Série B, já estava em situação confortável.

Como em seus cálculos é necessário fazer 65 pontos para obter o acesso, a meta só pode ser atingida na antepenúltima rodada (três vitórias e um empate), o que deixa o clube com outra escrita ruim, já que os grandes que demoraram mais tempo foram o Atlético-MG, em 2006, faltando duas rodadas, e o Coritiba, em 2010, sobrando três.

"O objetivo principal é o acesso, até porque ninguém vai comemorar, vai pintar o muro do clube por ser campeão da Série B, embora isso também seja uma meta. Tem duas equipes classificadas e duas vagas para seis equipes. Para o Joinville (líder com 63 pontos) falta uma vitória e para a Ponte (vice com 61), uma vitória e um empate. Quem tem que correr atrás somos nós e essa galera que vem de trás", avaliou Joel Santana.

Além do Paraná, o Vasco ainda enfrenta ABC (casa), Ceará (fora), Vila Nova (casa), Icasa (casa) e Avaí (fora).

Veja abaixo a situação dos clubes grandes na Série B até a 32ª rodada:

Atlético-MG (2006) - Tinha 57 pontos e estava em primeiro lugar (subiu com duas rodadas de antecedência)

Coritiba (2007) - Tinha 61 pontos e estava em primeiro lugar (subiu com quatro rodadas de antecedência)

Corinthians (2008) - Tinha 70 pontos e estava em primeiro lugar (subiu com seis rodadas de antecedência)

Vasco (2009) - Tinha 66 pontos e estava em primeiro lugar (subiu com cinco rodadas de antecedência)

Coritiba (2010) - Tinha 60 pontos e estava em primeiro lugar (subiu com três rodadas de antecedência)

Palmeiras (2013) - Tinha 69 pontos e estava em primeiro (subiu com seis rodadas de antecedência)

Fonte: UOL Esporte