Futebol

Vasco enfrenta hoje o Resende. Confira as escalações e os desfalques

Em condições normais, o Vasco entraria como franco-favorito contra o Resende para decidir a vaga na segunda fase da Copa do Brasil. Diante do abalo causado pela perda do título carioca nos últimos minutos, porém, o duelo desta quarta-feira, às 22h, em São Januário, ganhou ares imprevisíveis. A cicatriz deixada pelo gol irregular do Flamengo há três dias moveu todas as esferas do clube cruz-maltino, e o rival espera se aproveitar do ambiente para obter a façanha.

Se não bastasse os obstáculo naturais de ânimo e confiança em baixa, o técnico Adilson Batista ainda tem desfalques nos três setores. Mas fez um trabalho emergencial de psicólogo junto à diretoria e mostrou que aposta as fichas no grupo para evitar que uma crise se instale. Só a vitória interessa ao Vasco depois do empate em 0 a 0 em Manaus, no jogo de ida. Se o resultado se repetir, a disputa vai para os pênaltis. Com nova igualdade com gols ou triunfo sul-fluminense, passa o Resende. No confronto seguinte o Treze-PB, que bateu o Tombense-MG, já está à espera. 
Para a equipe de Aílton Ferraz, o jogo representa manter as atividades do clube durante a temporada. Sem vaga na Série D do Campeonato Brasileiro, o time já começou o desmanche e perdeu jogadores importantes nas últimas semanas. Com uma equipe remendada, cheia de improvisos, o técnico trabalha a cabeça dos atletas para que eles acreditem que é possível eliminar um gigante do futebol brasileiro. Como exemplo, ele usou uma história recente contada no Campeonato Paulista: o título do Ituano sobre o Santos.

A partida terá arbitragem carioca. Rodrigo Carvalhaes de Miranda apita o jogo, auxiliado por Silbert Faria Sisquim e Francisco Pereira de Souza. A Rede Globo transmite para o Rio de Janeiro. O SporTV e o PFCI também transmitem. O GloboEsporte.com acompanha todos os lances em Tempo Real, com vídeos exclusivos.

ESCALAÇÕES

Vasco: O esquema com dois atacantes e Fellipe Bastos na variação entre volante e meia foi mantido em relação à final contra o Flamengo. Mas o time mudou um pouco. São quatro desfalques certos e a possibilidade de André Rocha também não participar - ele será reavaliado durante a tarde. A formação é a seguinte: Martín Silva, Diego Renan, Luan, Rafael Vaz e Marlon (André Rocha); Aranda, Pedro Ken, Fellipe Bastos e Douglas; Reginaldo e Éverton Costa

Resende: Aílton quebrou a cabeça durante a semana para escolher a melhor estratégia para parar o Vasco, e optou pela tática 3-6-1, em meio à debandada pós-Carioca. Os escolhidos são Mauro; Marcelo, Lucas Jacques e Thiago Sales; Daniel Lucini, Felipe Alves, Léo Silva, Bruno Gallo, Marcel e Gerson; Clebson Monga.

QUEM ESTÁ FORA?

Vasco: O zagueiro Rodrigo, com estiramento na coxa esquerda, o volante Guiñazu, com uma fratura no pé direito, o atacante Edmílson, com edema na coxa, estão vetados. O volante Daornilo e o atacante Thalles estão com a seleção sub-20 e só retornam semana que vem.

Resende: Marcelo Régis e Muriel, entregues ao departamento médico desde o Campeonato Carioca, seguem de fora do time.

NA HISTÓRIA

No primeiro confronto entre Vasco e Resende, em jogo pelo Campeonato Carioca, o Cruzmaltino conseguiu sua vitória com o placar mais elástico: 5 a 2 Foi pela Taça Guanabara de 2008. O time, então treinado por Romário, abriu o placar com Morais e ampliou logo em seguida com Wagnar Diniz. Hiroshi descontou ainda no primeiro tempo, mas Luizão garantiu vantagem de dois gols ao fim da etapa inicial. Leandro Bonfim e novamente Wagner Diniz ajudaram a construir a goleada. Alê descontou no fim.

Fonte: ge