Futebol

Vasco define proposta para Leandro Damião e aguarda o Santos

Para ter Leandro Damião, o Vasco irá ao limite de suas possibilidades financeiras. Segundo apuração do GloboEsporte.com, os cruz-maltinos propõem pagar cerca de R$ 340 mil mensais até junho de 2017. O valor é próximo ao que ganha Nenê, estrela do elenco, e superior ao teto estabelecido para a maior parte do plantel. Nesta segunda-feira, o empresário do centroavante, Vinícius Prates, deve se reunir com o Santos para informar sobre as ofertas que recebeu. Oficialmente, a diretoria vascaína nega qualquer proposta e aguarda a liberação do Peixe para avançar.

O Vasco sabe que sua oferta financeira não é a maior na mesa de Damião. Mas aposta na questão esportiva para convencer o atacante: na Série B, num time estruturado e em fase favorável, o atacante teria condições de recuperar o bom futebol e se valorizar novamente. Damião recebe cerca de R$ 600 mil no Santos. Entretanto, sabe que terá de redimensionar suas pretensões.

Acordo por liberação com o Santos

A reunião de Prates com o Santos é quase protocolar. No acordo feito em janeiro, o Peixe comprometeu-se a não criar barreiras na busca de Damião por um novo clube. Entretanto, ainda é preciso obter o aval oficial da diretoria para que qualquer acordo seja fechado, pois os direitos federativos do centroavante pertencem aos santistas. Na prática, ele será emprestado para o clube com o qual acertar.

Cauteloso, o Vasco espera a liberação do Santos para oficializar a oferta a Damião. Os cariocas entendem que, como o atacante receberia salário menor, o Peixe teria de arcar com o restante. Representante dos paulistas no acordo com o jogador, o advogado Maurício Corrêa da Veiga crê que o caso é excepcional - bastaria o centroavante abrir mão do valor total para que um contrato de cessão seja feito com novos números.

- O Santos vai liberar. É um rito formal de passagem. O Santos se comprometeu a não fazer objeção ou criar barreiras para onde ele quiser ir – explicou Maurício. 

Pelo acordo com o Santos, Damião está livre para procurar outro clube para jogar até junho de 2017, e o Peixe arca apenas com o pagamento de valores atrasados relacionados ao período em que o atleta defendeu a equipe. O atacante acertou com o Bétis, mas foi pouco utilizado e encerrará seu vínculo no dia 30 de junho. Depois disso, definirá seu futuro.

Assim, Damião tem mais um ano de “liberdade” para escolher onde jogar. Depois, voltará a ser vinculado ao Santos, com quem tem contrato até dezembro de 2018. Caso algum clube queira ficar em definitivo com o atacante, precisará negociar com o Peixe.

Fonte: ge