Categorias de base

Sub-15: Goleiro Cadu é convocado para a Seleção

Não poderia ter começado melhor a semana para um talentoso atleta das categorias de base do Vasco da Gama. O goleiro Cadu Neves, de 14 anos, foi convocado na última segunda-feira (16/10) para a Seleção Brasileira sub-15. Integrante da Geração 2003, o jovem participará da última fase de preparação visando o Campeonato Sul-Americano da categoria, que será disputado na Argentina entre os dias 05 e 19 de novembro.

Descoberto pelo Gigante da Colina em 2010, quando ainda possuía sete anos de idade, Cadu iniciou sua trajetória no futsal cruzmaltino, onde se destacou com atuações impecáveis e títulos importantes. A  transição para o campo ocorreu em 2015, ainda na categoria mirim. Atualmente titular da equipe sub-15, o garoto não escondeu a satisfação ao falar sobre a oportunidade de vestir a camisa amarelinha pela primeira vez.

Foto: Site Oficial do Vascocadu

- Meu pai e minha mãe ficaram sabendo ontem, mas falaram para eles não me contarem. Eu só descobri hoje aqui no Vasco. Não acreditei muito quando recebi a notícia, achei que era brincadeira. Só agora que eu vi que é sério. Estou muito feliz. Soube que meus pais se emocionaram, chegaram até a chorar. Nunca esperei ser convocado para uma categoria acima, mas isso é resultado de muito trabalho. Vou continuar treinando forte para essa ser apenas a primeira -

A convocação de Cadu Neves é fruto de uma metodologia estabelecida pelo Vasco da Gama para a formação dos goleiros. Por iniciativa de Fábio Tepedino, preparador de goleiros do profissional, e Agostinho Ferreira, coordenador da preparação de arqueiros da categorias de base, o Gigante da Colina iniciou um trabalho de verticalização do treinamento de goleiros no ano passado.

O projeto surgiu com o objetivo de aproximar as jovens promessas da realidade vivida no profissional. Além de padronizar a metodologia de treino das divisões de base e deixá-la parecida com a desenvolvida no time principal, o Vasco passou a promover uma rotação de goleiros da base nas atividades do time de cima. O mais novo goleiro da Seleção Sub-15 já treinou com frequência nas equipes sub-17, sub-20 e profissional.

Foto: Site Oficial do Vascocadu


- O trabalho que o Vasco faz conosco contribuiu muito para a minha convocação. Acho que sem ele eu não teria sido lembrado. É muito importante essa integração com as categorias de cima. Me fez adquirir experiência e ir bem nos jogos para ser observado pela Seleção Brasileira. Eu admiro muito o Martín Silva e todos os goleiros estão no profissional do Vasco - declarou o goleiro vascaíno.

Fonte: Site oficial do Vasco