Política

Saiba se Eurico Miranda e Roberto Monteiro apoiam recadastramento de sócios

No discurso de todos candidatos envolvidos com a eleição de 11 de novembro, o anúncio do recadastramento de sócios feito pelo presidente Roberto Dinamite na véspera da reunião do Conselho foi bem recebido. A expectativa é de que seja revisada e depurada toda a lista, o que era, aliás, uma das promessas de campanha de Dinamite ainda antes de ser eleito em 2008. A promessa, no entanto, não é nova. Em 2009, o Vasco assinou com a empresa SVI/EFfect, que era responsável pelo plano de sócios do Internacional. Na descrição dos serviços estava “recadastramento de sócios antigos e cadastramento de novos associados”. O contrato, no entanto, foi logo rescindido e a Torcedor Afinidade, contestada em relatórios do Conselho Fiscal, não fez recadastramento de sócios antigos, até porque não estava previsto no acordo.

Mas quase seis anos depois, o clube agora promete fazer em 40 dias. Além das polêmicas adesões em massa do fim de abril - quando 1.700 pessoas entraram de sócios no último dia -, o recadastramento também deve atingir os associados do programa "Vasco é meu", motivo de mais confusão e ações na Justiça na eleição de 2011. Alguns candidatos se manifestaram a favor do recadastramento. O clube ainda não anunciou de que forma a empresa fará esse trabalho.

- Dinamite tem fim de mandato no dia 19, até lá ele tem todas as prerrogativas para tomar decisões. O objetivo é ter (contrato com a empresa para a auditoria) até dia 19. Essa reunião (do Deliberativo) foi marcada em cima da hora, estamos correndo atrás, mas vamos anunciar rapidamente a empresa que vai fazer a auditoria - disse o vice-presidente jurídico do Vasco, Roberto Duque Estrada.

O ex-presidente e atual candidato Eurico Miranda e Roberto Monteiro, também candidato, dizem que apoiam o recadastramento de associados. Eles querem, porém, que haja um trabalho para reavaliar todo o quadro social.

- Não sou nada contra recadastramento. Só não sei os termos desse recadastramento. Quer recadastrar 13 mil sócios? Mas ainda não sei como será feito, depois posso me manifestar melhor. Mas não sou nada contra recadastramento - afirmou Eurico.

Monteiro afirma que "apoia qualquer iniciativa de recadastramento”, mas pensa que a melhor alternativa seria o recadastramento de todo o quadro social.

- As exceções seriam apenas os remidos e os beneméritos remidos - disse o candidato.

Os grupos de Nelson Rocha, Tadeu Correia, Julio Brant e Eduardo Nery, que estão inscritos como cabeças de chapa para as eleições de 11 de novembro, pensam que o recadastramento pode dirimir quaisquer dúvidas sobre as polêmicas adesões de abril do ano passado. O caso foi para o Ministério Público e está em investigação na 17ª Delegacia de Polícia.

Conforme matéria publicada pelo GloboEsporte.com em 30 de abril de 2013, a rescisão com a SVI/Effect custou caro ao Vasco. A empresa ganhou na Justiça uma negociação milionária, que só baixou para cerca de R$ 1,3 milhão porque houve renegociação e uma companhia do mesmo grupo, a Microtag, voltou a cuidar de alguns serviços terceirizados no Vasco. A diretoria ainda acertou uma outra indenização: a Jeff Sports - ex-Torcedor Afinidade - recebeu R$ 600 mil para deixar São Januário sem cobrar nova multa.

Fonte: ge