Futebol

Rubens Lopes comenta críticas a arbitragem

Muita reclamação. Ameaça aos árbitros, racha entre clubes e federação, uma final polêmica. Assim acabou o Campeonato Carioca no último domingo, com o empate por 1 a 1 entre Flamengo e Vasco na decisão, resultado que deu o título aos rubro-negros com gol marcado por Márcio Araújo em posição irregular. O presidente da Federação de Futebol do Rio de Janeiro (Ferj), Rubens Lopes, fez um balanço do estadual deste ano.

- Entendo que, por vários motivos, ficou aquém da expectativa. Os objetivos precisam ser uniformizados para que os desajustes sejam corrigidos e todos caminhem numa mesma direção e sentido: é o princípio fundamental do somatório positivo de forças - disse Rubinho, por email.

Na véspera de se reeleger como presidente da Ferj, em março, Rubens Lopes teve rejeição por parte de Flamengo, Fluminense e Vasco para a sua continuidade no cargo. Uma nota oficial em conjunto, “em benefício do futebol do Rio de Janeiro”, foi emitida um dia antes da Assembleia Geral na federação. Questionado sobre a relação com os clubes, e se acha que houve exagero de dirigentes, respondeu:

- Em relação aos dirigentes, a reação de cada um está diretamente ligada aos múltiplos fatores, nem todos respondem aos estímulos da mesma forma e nem todos estão preparados para os cargos que ocupam. Tem pais que castigam os filhos, outros conversam, entendem e educam.

A diretoria cruz-maltina, após erros de arbitragens, culminando com o da decisão, se mexeu. O clube irá entrar com ação reparatória contra a Federação de Futebol do Rio de Janeiro (Ferj), tentativa de anular o resultado da decisão no Tribunal de Justiça Desportiva do Rio (TJD-RJ). Assim que acabou o clássico de domingo, porém, o vice de futebol cruz-maltino, Ercolino de Luca, chegou a sugerir para que o clube não disputasse mais a competição.

- Possivelmente ele agiu sobre violenta emoção, apesar da demonstração típica do despreparo próprio de um dirigente amador, talvez inadequado para a envergadura e grandeza do Vasco, mas que certamente age em defesa do seu clube da forma como lhe é possível - entende o presidente da Ferj.

Por fim, Rubens Lopes falou de arbitragem e os problemas que tiveram na edição do Carioca.

- Reclamações de arbitragem são comuns em todos os campeonatos no mundo todo.  É infantil imaginar que os limites da percepção humana, em fração de segundos, de um único ângulo e com apenas uma chance de observação para decidir, possam superar os recursos tecnológicos que às dezenas, distribuídos em vários ângulos e ainda com replay, tantas vezes quantas forem necessárias ao esclarecimento da dúvida encontram-se hoje disponíveis. Enquanto esses métodos de observação não puderem ser aplicados no futebol, constituir-se-ão apenas em meios de diagnóstico sensíveis, importantes para a informação, fonte de estímulos mentais de reações diversas, mas nunca com a aplicabilidade prática em benefício do acerto.

Fonte: ge