Futebol

Rio Branco x Vasco, pela Copa do Brasil, tem nova data confirmada

O departamento de competições da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) confirmou nesta terça-feira que o jogo de ida entre Rio Branco e Vasco, pela Copa do Brasil 2015, será no dia 1º de abril, às 22h (de Brasília), na Arena da Floresta. A partida, que seria disputada nesta quarta-feira, foi adiada devido à cheia histórica do rio Acre na capital acreana.

Segundo o site oficial da entidade, o confronto de volta, caso o Vasco não vença por dois gols ou mais de diferença no Acre, continua marcado para o dia 15 de abril, em São Januário.

O primeiro jogo foi adiado na segunda-feira a pedido do Estrelão. Com a cheia do rio Acre, que ultrapassou a marca histórica de 18,13 metros na medição das 12h (local) desta terça e atinge mais de 70 mil pessoas na cidade, a diretoria do clube entendeu que não havia condições para a realização da partida.

A Arena da Floresta, local onde será disputado o jogo, fica localizada no Segundo Distrito da cidade, a cerca de 5km do Centro, onde o rio divide os dois distritos. A praça esportiva possui três pontos de acesso: ponte Juscelino Kubitschek, 4ª ponte/avenida Amadeo Barbosa e Via Verde. As duas primeiras opções já foram interditadas devido o nível elevado do rio.

Famosos em campanha

No fim de semana, vários famosos entraram na campanha "Acre Solidário". O atacante Alan Kardec, do São Paulo, o narrador esportivo Galvão Bueno e vários famosos gravaram vídeos e postaram nas redes sociais para pedir ajuda ao estado. Emocionado com a situação crítica da terra natal, o lutador acreano Francimar Bodão disse não conseguir dormir em entrevista ao GloboEsporte.com.

Maior enchente

Essa é a primeira na história que o nível do rio Acre supera os 18 metros. Em Rio Branco, por exemplo, as enchentes ocorrem quase anualmente entre os meses de janeiro e abril, período de chuvas na região. A pior delas em volume de água do Rio Acre, que corta a capital, tinha sido em 1997, quando atingiu 17,66 metros. Recentemente, em 2012, o rio marcou 17,64 metros – agora terceira maior marca da história. Na época, a cheia atingiu mais de 100 mil pessoas.

Fonte: ge