Futebol

Riascos alega falta de segurança, viaja para a Colômbia e quer ir à Justiça

Riascos está na Colômbia. Alegando falta de segurança para retornar a Belo Horizonte e se reapresentar ao Cruzeiro, cumprindo assim o restante de seu contrato que vai até janeiro de 2018, o atacante embarcou para seu país natal na madrugada desta sexta-feira. O jogador comunicou à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) sobre a viagem, alegando que não se sentia seguro em permanecer na capital mineira, e não vai se reapresentar na Toca da Raposa. O Cruzeiro ressalta ter dado as garantias necessárias para o retorno de Riascos e disse que está tomando providências sobre o caso.

Procurado pela reportagem do GloboEsporte.com, o Cruzeiro informou que foi comunicado da decisão de Riascos pela CBF. O clube mineiro ressaltou que deu garantia total de segurança ao atacante e exigiu sua reapresentação imediata na Toca da Raposa II, o que não aconteceu. O último contato do colombiano com o clube foi no vestiário do estádio Giulitte Coutinho, após a partida com o Fluminense, pelo Campeonato Brasileiro.

O empresário de Riascos, o italiano Mauro Bousquet, comentou sobre a situação do jogador e rebateu a afirmação do Cruzeiro, que garante ter dado segurança ao atleta. Segundo ele, a casa do atleta foi alvo de tiros em Belo Horizonte.

- Quanto tempo passou desde a declaração infeliz? E nesse período o que o Cruzeiro fez para garantir a segurança dele? Nada. O jogador recebeu ameaça de morte e na mesma noite atiraram na casa dele em Belo Horizonte. Por isso, ele permaneceu no Rio. Não fizemos nada para polemizar. Ele tem dois filhos e até agora a segurança do jogador não foi garantida. Ele teve que buscar a família com um carro blindado, através de um segurança do Júlio Baptista. Por que hoje vamos falar que o Cruzeiro vai garantir a segurança? Por que ele viajou 4h da manhã e não 18h? Porque não se sente mais seguro. Ele não pode voltar, independentemente do que acontecer depois na Justiça. Não troco um milhão de euros pela segurança de um amigo, um atleta. 

Assim como o Cruzeiro está tomando as providências para acionar Riascos, o empresário do jogador também disse que ele irá buscar os direitos do atleta na Justiça.

- Como o Cruzeiro tem um departamento jurídico, nós também temos um departamento jurídico. O jogador vai buscar os direitos dele na Justiça. Quando ele falou aquilo, quem o defendeu? Ele mesmo. Pagando segurança do próprio bolso. Parece uma coisa normal?

A reportagem manteve contato com a 1ª Companhia Independente da Polícia Militar da cidade de Nova Lima, na região metropolitana de Belo Horizonte e que é responsável pela segurança da região em que a casa em que Riascos morava se situa. Mas, de acordo com a Companhia, nenhum registro do caso foi registrado no local.

Declaração polêmica

Riascos deu uma entrevista que gerou muita polêmica depois da derrota para o Fluminense, dia 17 de julho, em Mesquita-RJ. Perguntado pelo repórter Samuel Venâncio, da Rádio Itatiaia, se estava tudo bem com ele dentro do clube, o colombiano deu a seguinte resposta:

- Para mim, não (está tudo bem), não está normal. Não estou feliz com o que está acontecendo. Acho que temos que procurar uma solução. Porque não pode tirar minha felicidade para jogar essa m... aqui - disse ele.

Logo após a fala de Riascos, ele foi afastado da delegação cruzeirense que estava no Rio e, desde então não apareceu mais no clube e nem voltou à capital mineira. Ainda no estádio Giulitte Coutinho, o diretor de futebol Thiago Scuro comunicou o afastamento do atacante. O clube mineiro disse que negocia um futuro para o jogador e que pretende fazer dinheiro em uma nova negociação. 

Fonte: ge