Clube

Reuniões entre diretores seguem para interação base-profissional no Vasco

Mais de um ano de receitas bloqueadas fez o Vasco olhar para dentro. Mais propriamente, para as suas divisões inferiores. Após uma temporada quase inteira, em 2012, com pequeno aproveitamento de jogadores revelados em São Januário no profissional, a soma do alto número de saídas de jogadores 'medalhões', mais os bons valores e um olhar mais aguçado de treinadores mudou a perspectiva das categorias de base no Vasco. Noves fora as perdas de talentos precoces - como no caso de Índio, hoje do Penapolense, e de Danilo, vendido a um grupo português -, o elenco do profissional fecha o ano com boas revelações e com destaques como o zagueiro Luan, de 20 anos, o meia-atacante Marlone, de 21, e o atacante Thalles (18).

Nos dois primeiros dias desta semana, o diretor executivo de futebol profissional, Ricardo Gomes, e o diretor executivo de futebol amador, Mauro Galvão, fizeram duas reuniões para traçar planos e objetivos para as categorias em 2014. Se foi decepcionante e pode ainda terminar trágico em caso de rebaixamento no profissional, o ano de 2013 no Vasco marcou um avanço nas revelações que chegaram ao profissional. Nesta temporada, mesmo sujeito a raios e trovoadas que vieram na esteira do baixo desempenho do time, foram titulares, além de Luan (anteriormente Jomar), Marlone e Thalles, Henrique e Jhon Cley. Os seis são presença constante dentro de campo, mas não foram os únicos utilizados. Ao todo, 10 garotos fizeram 117 partidas até agora em 2013 pelo Vasco - o que representa 20 a mais em relação ao ano anterior (na conta de 2012, porém, ainda estavam Allan e Rômulo, titulares e campeões da Copa do Brasil 2011.

Nesta terça-feira, pela segunda vez desde que chegou ao Vasco, Adilson Batista comandou treinamento entre reservas e juniores. O técnico da categoria, o ex-atacante Sorato, levou 14 jogadores para a atividade. Alguns deles já receberam oportunidades no profissional, como o lateral-esquerdo Dieyson. Os dois treinadores também participaram da reunião com Ricardo Gomes e Mauro Galvão esta semana. Ricardo não vê a política de valorização da base como uma obrigação do clube, mas ressalta a importância dessa boa relação entre departamentos.

- Há muito tempo que não víamos tantos jogadores da base no profissional. Mas não basta apenas a ideia (de usar a base), é preciso haver jogadores. A base é valorizada desde que se tenha talento. O raciocínio do Vasco de valorizar a base é correto, mas não pode ser nada estatutário - diz o dirigente, que não faz projeção de aproveitamento da garotada para o ano que vem. - Ano que vem pode ser um jogador ou seis, como são esse ano, depende. Mas acho que vai seguir essa crescente. Estamos bem próximos, eu, Mauro, Sorato, Adílson. Não vamos dar nomes e nem números, mas esse trabalho está bem encaminhado.

Embora o dirigente prefira não citar nomes, o goleiro Jordi, além dos laterais-esquerdos Henrique, que foi titular 12 vezes este ano, e Lorran, um jovem de 17 anos que chamou a atenção no treino desta manhã de terça, devem ser alguns dos que sobem de vez para o profissional. Com a saída de alguns atacantes - Tenorio é uma despedida certa no fim do contrato, em 31 de dezembro -, Marquinhos e Yago também se juntam de vez aos profissionais.

O cabeça de área Danilo é outro nome certo entre os profissionais. Ele já começaria a treinar com o elenco este ano, mas seu representante negociou com Ricardo Gomes um descanso e o volante, que vai jogar no Braga a partir de julho de 2014, se reapresenta em janeiro para a pré-temporada e para a disputa do Campeonato Estadual.

Fonte: ge