Futebol

Relembre dois encontros de Vasco e Fluminense, com vitórias para cada lado

 Vasco e Fluminense se enfrentam logo mais à noite, às 21h50, no Maracanã, pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro, num clássico recheado de histórias, às vezes boa para um e nem tanto para o outro. O “É Gol na Memória” relembra dois encontros entre as equipes, um em 1997, quando o Vasco levou a melhor, e outro em 2002, em que o Fluminense deixou o gramado com a vitória.

No ano em que conquistou o tricampeonato brasileiro, o Vasco enfrentou o Fluminense no dia 3 de agosto de 1997, no Maracanã. Com maioria nas arquibancadas, o time cruzmaltino venceu com autoridade em campo, por 3 a 1. No primeiro gol, passe de Evair para Edmundo marcar. O Tricolor empatou com Paulinho McLaren, em cobrança de falta. No início do segundo tempo, Ramon colocou o Vasco de novo na frente. Por fim, Edmundo fez grande jogada e cruzou, a bola passou por toda a defesa e Pedrinho mandou para o gol, decretando o triunfo.

Naquele mesmo ano, o Vasco levantaria a taça de campeão brasileiro após dois empates sem gols com o Palmeiras na decisão, já que tinha a vantagem pela melhor campanha. Já o Fluminense terminou o campeonato em penúltimo lugar, na 25ª posição, e foi rebaixado para a Série B.

Cinco anos depois, em novo encontro no Maracanã, o Fluminense venceria o Vasco por 2 a 1. Já no segundo tempo do jogo do dia 31 de outubro, César abriu de cabeça o placar para o time tricolor. Valdir empatou para o Vasco. Mas o então camisa 10 Beto garantiu a vitória do Fluminense em cobrança de falta.

O Brasileirão de 2002 terminou com o Fluminense na quarta posição, enquanto o Vasco foi apenas o 15° colocado. Apesar de distantes na classificação final, ambos ficaram com a vaga na Copa Sul-Americana do ano seguinte.

Em 2013, Vasco e Fluminense se encontram em situações parecidas, brigando ainda para se distanciar da parte de baixo da tabela. O Fluminense, com 34 pontos, é o 11° colocado, e o rival Vasco, com 29 pontos, abre a zona de rebaixamento na 17ª posição.

Fonte: Sportv.com