Futebol

Regulamento do estadual só garante campeões de turnos nas semifinais

O regulamento do Campeonato Carioca de 2017 trouxe uma novidade que serve, no mínimo, como exercício para a calculadora. A fase decisiva do Estadual, além de contar com os campeões dos turnos, reúne os dois times de maior pontuação no campeonato. Não basta, portanto ficar de olho apenas na tabela da Taça Rio. 

Aí entra o desafio matemático: um time pode chegar à semifinal do Carioca sem ter passado da fase de grupos na Taça Guanabara e na Taça Rio. Como? O Nova Iguaçu ajuda a explicar. 

Hoje, pelo critério de maior pontuação nos dois turnos (que exclui semifinais, finais e partidas da fase preliminar), o Flamengo é o único time já garantido na semifinal. Com a vitória sobre o Bangu por 3 a 0 na noite de quarta-feira, o rubro-negro chegou a 24 pontos no total do Estadual. Faltando três jogos pela frente na Taça Rio, o time dirigido por Zé Ricardo não pode mais ser alcançado pela equipe que estiver na quinta colocação ao fim desta rodada. 

Atualmente, o quinto colocado é o Botafogo, com 11 pontos. O alvinegro tem nesta quinta-feira um clássico contra o Fluminense. Se não vencer, ficará atrás do Nova Iguaçu na pontuação geral. O time da Baixada Fluminense é o pequeno de melhor desempenho: atual vice-líder do Grupo B, disputa vaga no mata-mata da Taça Rio, cujo título garante presença nas semifinais. Mas não é só isso: com 13 pontos na tabela geral, o Nova Iguaçu é um dos que pode avançar à fase decisiva pelo critério da maior pontuação, sem necessariamente avançar na Taça Rio. 

'ESCOLHER' QUEM ULTRAPASSA 

O Nova Iguaçu somou 6 pontos na Taça Guanabara e também não avançou à semifinal na ocasião. Agora, na Taça Rio, é o segundo colocado no Grupo B, com 7 pontos. Está atrás apenas do Flamengo, que tem 9. O Botafogo vem logo atrás, com 4. 

Ou seja: se o Botafogo passar o Nova Iguaçu na tabela, o time da Baixada também é ultrapassado na pontuação geral e perde o benefício. 

Para se garantir na semifinal do Estadual pela pontuação geral, o Nova Iguaçu teria que "escolher" por quem pode ser ultrapassado: no caso, pelo Boavista, que aparece com os mesmos 4 pontos do Botafogo no Grupo B, mas tem somente 8 no cômputo geral do Carioca. 

Mesmo se somasse os 4 pontos necessários para pegar a vice-liderança do grupo, o Boavista não teria pontuação suficiente para ultrapassar o Nova Iguaçu na tabela geral. 

TUDO DEPENDE DO CAMPEÃO DA TAÇA RIO 

Terminar entre os quatro maiores pontuadores do campeonato não garante um time na semifinal do Estadual, vale destacar. Além do Flamengo, o único time garantido na semifinal é o Fluminense, campeão da Taça Guanabara -- o tricolor, além disso, é o segundo colocado geral, com 18 pontos. 

Isso quer dizer que há vagas restantes para o campeão da Taça Rio e para o time que tiver maior pontuação entre os restantes. No momento, este time é o Vasco, terceiro colocado geral com 14 pontos. 

Só se a Taça Rio for vencida pelo próprio Vasco ou por times já garantidos na semifinal (isto é, Flamengo e Fluminense) é que o regulamento abre mais uma vaga pela pontuação geral. Neste caso, entraria o quarto colocado. Que, ao fim desta rodada, pode tanto ser o Nova Iguaçu, atual dono da posição, quanto o Botafogo, se vencer o clássico. 

O Carioca, hoje, não se resume a futebol. É também um exercício de lógica. 

Veja quem são os oito primeiros na pontuação geral do Carioca: 

1. Flamengo: 24 pontos 
2. Fluminense: 18 pontos* 
3. Vasco: 14 pontos 
4. Nova Iguaçu: 13 pontos 
5. Botafogo: 11 pontos 
6. Madureira: 11 pontos 
7. Volta Redonda: 9 pontos 
8. Boavista: 8 pontos 

Fonte: Globo online