Futebol

Presidente da CBF cobra por erros e juiz de Vasco x Grêmio é afastado

A primeira rodada do Campeonato Brasileiro, marcada por erros no apito e reclamações dos clubes, gerou cobrança do presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, sobre a comissão de arbitragem. Isso ocorreu em reunião do dirigente com o presidente da comissão, Wilson Seneme, em que ele pediu melhorias.

Durante o encontro, ficou decidido que três árbitros estão fora das próximas rodadas por suas atuações abaixo da expectativa: Flávio Rodrigues de Souza (Vasco x Grêmio); André Luiz Skettino (Atlético-GO x Flamengo) e Yuri Elino (Corinthians x Atlético-MG).

Os três passarão por cursos de reciclagem e não apitarão, inclusive, nas divisões inferiores. No entanto, a CBF evita tratar o caso como afastamento por entender que os árbitros poderão voltar em breve após algumas rodadas fora da escala.

Na reunião, Ednaldo Rodrigues afirmou que já investiu na arbitragem e espera uma melhoria. Também cobrou a revelação de novos nomes no apito, que estejam mais adaptados às novas tecnologias e práticas da profissão. Repetiu discurso que já tinha feito na pré-temporada em que pediu novos nomes na arbitragem, tendo Ramon Abatti como exemplo. O tom da reunião foi tranquilo, mas de cobrança para Seneme.

Dos três afastados, Flávio de Souza deixou de marcar dois pênaltis, um para o Grêmio (Piton abraça a bola) e outro para o Vasco (Galdames é acertado por Rodrigo Ely na área). A operadora de VAR Daiane Souza o avisou, ele foi fazer a revisão, mas não mudou sua decisão. Foi o VAR que ainda o impediu de dar um pênalti inexistente em Rossi.

Na partida Flamengo x Atlético-GO, André Luiz Bento deixou de expulsar Alejo em entrada com a sola do pé no peito de Ayrton Lucas. E deu um pênalti controverso em Bruno Henrique no final do jogo quando o cotovelo de Manguito o atingiu, o que gerou reclamação do Atlético-GO. O Flamengo também apontou que Alejo deveria tomar o vermelho.

Já o jogo Corinthians x Atlético-MG teve questionamentos relacionados a parte disciplinar. Fagner deu entrada no meio da perna de Zaracho e levou cartão amarelo, o que gerou protesto do Galo. Além disso, Battaglia foi expulso após tomar segundo amarelo. O Corinthians também reclamou do árbitro.

Os principais nomes da arbitragem nacional, Wilton Pereira Sampaio, Rafael Klaus, Ramon Abatti e Anderson Daronco, não apitaram na primeira rodada por estarem em um curso da Fifa em Miami.

Fonte: Blog do Rodrigo Mattos - UOL Esportes