Clube

Penapolense 'ignora' alerta do Vasco e apresenta Matheus Índio

Contratado pelo Penapolense, o meia Matheus Índio, de 17 anos, que deixou o Vasco na Justiça, foi apresentado pelo clube paulista na manhã desta terça-feira, em Penápolis, a quase 500 km de São Paulo. Mesmo com notificação do clube cruzmaltino sobre uma punição em caso de reviravolta do caso (com a advertência de que a decisão judicial não era definitiva e que tal atitude poderia gerar uma multa de R$ 20 milhões), o time do interior paulista se apegou à liminar que permitia a transferência e já conta com o jogador no elenco.

Matheus Índio alegou falta de pagamento de salários e outros benefícios como motivo para quebra do vínculo com o Vasco. O Penapolense havia anunciado a apresentação para a segunda-feira passada, dia 18, mas preferiu adiar. Agora, o CAP confia no advogado de Índio, que descarta o retorno do atleta ao Rio de Janeiro.

Na apresentação, contudo, o jogador preferiu não abordar assuntos ligados ao Vasco e os problemas na Justiça. Embora sondado por grandes clubes da Europa e com possibilidade de transferência assim que completar 18 anos, em 28 de fevereiro, o jogador destacou a possibilidade de jogar no profissional, o que não aconteceu no Vasco (apenas atuou pelas categorias de base), em uma competição de peso – o Paulistão.

– Chego esperando contribuir com o clube. Tive uns dias de treinamentos no Arsenal e pude participar do Mundial sub-17 pela Seleção Brasileira, o que já me dá mais experiência para chegar mais confiante, mas tenho que ter os pés no chão, muita humildade.

O clube carioca possui 60% dos direitos econômicos de Matheus Índio. O restante está dividido entre o próprio jogador (20%) e o Grupo Sonda (20%). O Penapolense tem parceria com a DIS, braço esportivo do Grupo Sonda. Segundo a diretoria do clube paulista, com o desligamento do atleta, o Vasco deve perder a parte sobre o jogador. Segundo Paulo Carvalho, diretor de futebol do Penapolense, esse desligamento também deixou o "caminho livre" para a contratação do meia.

Paulistão 2014

O Penapolense está no Grupo A do Campeonato Paulista ao lado de Atlético Sorocaba, Comercial, São Paulo e Linense. Porém, a equipe de Penápolis enfrenta apenas as equipes dos Grupos B (Corinthians, Botafogo, XV de Piracicaba, Ituano e Audax), C (Santos, Ponte Preta, São Bernardo, Paulista e Portuguesa) e D (Palmeiras, Mogi Mirim, Bragantino, Oeste e Rio Claro). Os dois melhores de cada grupo avançam para as oitavas de final do estadual.

Fonte: ge