Futebol

PC Gusmão fala sobre Dedé e Francismar, jogadores que revelou

O técnico Paulo César Lopes de Gusmão, mais conhecido apenas como PC Gusmão, deu uma entrevista exclusiva ao Show do Apolinho, da Super Rádio Tupi. Atualmente ele atua como treinador do Atlético Goianiense, que disputa a Série B do Campeonato Brasileiro. Ele vem de um bom resultado contra o ASA, a sua equipe goleou de 5 a 1 o time rival no Estádio Serra Dourada, na terça-feira (08/10).

Além de técnico, PC também foi preparador de goleiros e revelou vários jogadores, como Dedé, Wagner e Fred, por exemplo. Confira abaixo uma parte da entrevista de PC Gusmão à Super Rádio Tupi, se quiser ver na íntegra é só ir em “áudios” no canto direito do site:

Eu quero que você fale sobre o seu olho clínico para valores. Eu lembro de você falando comigo que no Vasco da Gama as pessoas achavam que Dedé não ia dar em nada e mesmo assim você chamava ele, fazia treinamento especial de posicionamento e hoje o Dedé é um dos maiores zagueiros do mundo. PC, como foi essa evolução dele?

“O Dedé tem as valências necessárias para atuar naquela posição. Ele tem força, velocidade, potência, uma boa estatura, então, dentro de sua função, o Dedé tem as melhores características. A gente procurou fazer com que o Vasco acreditasse que ele viraria a ser o que ele é hoje. Na época, Roberto Dinamite e Rodrigo Caetano acreditaram no que a gente vinha falando. No início de 2011 também procuramos a dedo o Anderson Martins, que eu já conhecia bem lá do Ceará. Eu queria que casasse esses dois jogadores para formar uma zaga “perfeita”.

A questão principal do Dedé era o posicionamento, ele se colocava mal dentro de campo.

“Isso, o Dedé ainda tem uma deficiência que eu não vou falar aqui, mas ele sabe o que é. Ele precisa trabalhar isso no dia a dia. Para mim, o grande zagueiro é aquele que trabalha com ambas as pernas e também consegue atuar nos dois lados do campo. Infelizmente, Dedé não sabe disso, ele só joga do lado direito. Embora tenha essa deficiência, ele sabe usar muito bem o recurso de dar o lado direto para o adversário para conseguir a sua recuperação depois. Nesse fundamento ele é imbatível. Como todos nós temos nossos defeitos, ele tem os dele sabe disso e trabalha para melhorar cada vez mais.”

Hoje o Vasco lança um jogador que você revelou, que é o Francismar. Ele é, surpreendentemente, uma revelação de 29 anos.

“Ele tem a base do América MG, que é um time com uma base muito boa. No Rio de Janeiro tem o Wagner, que eu lancei no Cruzeiro, trouxe do América MG e atualmente está no Fluminense, assim como Fred e Francismar. Apesar dele ser um meia de origem, comigo ele atuou muito mais como um segundo atacante. Num drible ele consegue finalizar muito bem. Agora, ele saiu do Brasil atuou no Japão, foi pro Boa Esporte e agora eu não sei qual é a função que o Dorival vai dar para ele no Vasco da Gama.”

Fonte: Super Rádio Tupi