Futebol

Para comentarista, Vasco está desesperado e em busca de qualquer coisa

A cada rodada do Campeonato Brasileiro, a situação do Vasco só piora. Já são seis jogos sem marcar gols na competição, o último deles na noite de sábado, em nova derrota no Maracanã, desta vez para o Figueirense, por 1 a 0. O comentarista do SporTV Carlos Eduardo Linodestacou a grande atuação do goleiro Muralha pelo time catarinense, mas ressaltou também a dificuldade que o time carioca tem para mandar a bola para as redes.

- O Muralha não é santo, ele tomou gols nesse campeonato. O time do Figueirense é competente sim, o goleiro é muito bom, mas o Vasco deu um show de incompetência. (...) O problema do Vasco é autoexplicativo. É um time que estava há cinco jogos sem fazer gols, e entra na sexta partida sem fazer gol. Teve até volume de jogo, oportunidades, só que o problema de quem não faz gol é o desespero. E bateu o desespero no Vasco no final da partida, foi todo mundo para dentro da área do Figueirense e tomou um contra-ataque - disse Lino.

Se no meio da semana o Vasco tinha eliminado o rival Flamengo com um gol no fim do jogo, pelas oitavas de final da Copa do Brasil, agora foi a vez de sofrer nos últimos instantes. Aos 48 minutos do segundo tempo, num contragolpe, Clayton lançou Marcão, que na saída de Martín Silva chutou rasteiro entre as pernas do goleiro, saindo para comemorar.

- (No início do jogo) não era um Vasco precipitado demais, pelo contrário, aproveitou até um começo inseguro do Figueirense, criou boas oportunidades, não era um Vasco preocupado em morder e bater demais. O Vasco estava afim de jogar direito. (...) Se pudermos elogiar taticamente o time do Jorginho, é um Vasco mais preocupado em botar a bola no chão, não dá tanto chutão - avaliou o comentarista.

Aos 38 minutos do segundo tempo, pouco antes de o Vasco sofrer o gol, outro fato chamou a atenção. No lugar de Julio dos Santos, Jorginho colocou em campo o atacante Romarinho. Para Lino, o sinal é de “desespero”.

- O desespero é tão grande que o Jorginho colocou o Romarinho em campo, um jogador impensável dentro dessa temporada, uma aposta improvável até. Fez pouco dentro de campo. Mas o Romarinho, de alguma forma, criou uma atmosfera dentro do estádio. O Vasco está em busca de qualquer coisa.

O Vasco ainda desperdiçou nos últimos jogos os confrontos diretos com times que brigam na zona de rebaixamento ou perto dela. O time carioca empatou sem gols com o Joinville no Maracanã, mesmo estádio onde perdeu por 1 a 0 para o Coritiba. No Serra Dourada, em seguida, derrota por 3 a 0 para o Goiás. E agora, novamente no Maracanã, novo tropeço.

- O planejamento era ganhar todos esses jogos, vai ter que ganhar jogos agora completamente fora de planejamento - concluiu Lino.

A sequência do Vasco, de fato, não é das mais fáceis. Na quarta-feira, no Beira-Rio, enfrenta o Internacional. No sábado seguinte, recebe o Atlético-MG no Maracanã. Com 13 pontos e na lanterna, a distância do Vasco para o primeiro time fora da zona de rebaixamento, o Goiás, já é de nove pontos, e pode aumentar ainda mais neste domingo.

Fonte: Sportv.com