Futebol

Os esquemas táticos utilizados por Ramón Díaz na pré-temporada vascaína

Após 14 dias de preparação em Punta del Este, onde o Vasco disputou dois amistosos, Ramón Díaz e comissão se reapresentam nesta quarta-feira no CT Moacyr Barbosa com a delegação que viajou ao Uruguai. O Vasco deve entrar em campo contra o Madureira, nesta quinta-feira, às 21h30, em São Januário, com o elenco principal pela primeira vez no Campeonato Carioca.

Durante a preparação no Uruguai, Ramón Díaz testou predominantemente quatro formações durante os amistosos. Nos quatro tempos dos dois amistosos, o Vasco usou os esquemas: 4-3-3, 3-4-3, 3-5-2 e 4-4-2.

A tendência é que o Vasco use o elenco principal, que estava no Uruguai, na partida contra o Madureira.

Os jogadores que viajaram ao Uruguai receberam folga nesta terça-feira e se reapresentam nesta quarta. Por isso, o ge preparou um resumo de todas as formações da pré-temporada e deu a chance de você votar na formação ideal para a partida contra o Madureira, na provável estreia do time principal no Cariocão.

Primeira formação: 4-3-3

A primeira formação utilizada por Ramón Díaz foi o time-base do Vasco do ano passado, com a trinca no meio de campo formada por Zé Gabriel, Praxedes e Paulinho. João Victor, Rojas e David, os três reforços anunciados pelo clube até agora, também foram utilizados como titulares no primeiro tempo da partida contra o San Lorenzo e no jogo-treino contra a seleção de Maldonado.

 

Foto: Reprodução/ge

Segunda formação: 3-4-3

Na etapa final do primeiro amistoso do Vasco no Uruguai, Ramón Díaz utilizou o esquema de três zagueiros, que ajudou na criação da equipe, que foi um problema no primeiro tempo. O treinador rodou o time, com as entradas de Maicon e Erick Marcus, e também escalou Paulo Henrique, Léo, Jair e Payet, que ganharam a titularidade no jogo seguinte.

Payet atuou mais como um meia aberto pela esquerda, enquanto Erick Marcus foi testado como um atacante pelo lado direito, com Paulo Henrique sendo bastante acionado na ala direita, assim como Lucas Piton na esquerda.

Foto: reprodução/ge

Terceira formação: 3-5-2

Com a boa atuação no segundo tempo contra o San Lorenzo, Ramón Díaz também investiu no esquema de três zagueiros contra o Deportivo Maldonado, mas fez uma mudança: o posicionamento de Payet. Atuando como 10, o francês esteve atrás de David e Vegetti, que formaram uma dupla de ataque.

Foto: reprodução/ge

Quarta formação: 4-4-2

No intervalo da partida contra o Deportivo Maldonado, Ramón poupou Medel e colocou Praxedes no meio de campo. O treinador argentino manteve a formação ofensiva com um camisa 10 e uma dupla de ataque. No meio, uma formação em losango, com Jair, depois substituído por Zé Gabriel, e Paulinho e Praxedes atrás de Payet.

Foto: reprodução/ge

Fonte: ge