Futebol

Opinião: Vasco perde mais com a ausência de Juninho contra o Flu

Se ainda há um grande rival carioca com o qual podemos tirar alguma onda nos confrontos diretos, esses são os tricoletes. Mesmo com os elencos multimilionários montados pelo Flumined nos últimos anos, sempre conseguimos tirar nossas casquinhas do pessoal do pó de arroz. No primeiro turno, por exemplo, não adiantou ao laranjal ter o status de atual campeão brasileiro ou a presença de três campeões da Copa das Confederações campo. Mesmo assim eles sofreram a tradicional doutrinação vascaína mais uma vez.

A cor amarela que torna quadricolor a camisa tricolete diante da cruz de malta é algo com o qual a torcida do Vasco deve contar para o jogo de logo mais. Depois do futebol bisonho apresentado no domingo contra mulambada e com o Fluzim numa fase melhor na competição, não custa nada nos apegarmos à freguesia vip do nosso adversário na Ressacada (estádio que nos é de boa lembrança, para os que são mais supersticiosos).

Os dois times têm seus desfalques, mas o Vasco perde mais com a ausência do Juninho, que mesmo não sendo tão decisivo ultimamente, é uma liderança importante dentro de campo. No seu lugar, Dorival está entre Willie e Francismar. A dúvida só pode significar duas coisas: ou Willie está marcado como “arma secreta” para o segundo tempo ou o novo reforço do Vasco é realmente um fora de série, pela rapidez com que pode ter uma chance entre os titulares (imagino o que o Reginaldo deve pensar disso). Os outros desfalques, Yotún e Edmílson, não devem ser tão lamentadas pela torcida, até porque seus substitutos – Henrique e André – têm mais moral com os vascaínos. A entrada dos dois muda time taticamente, que terá um lateral mais ligado na marcação e maior presença de área com um centroavante típico na frente. Marlone e – seja qual for – o substituto do Reizinho devem cair mais pelos lados do campo e também dar uma mão no combate, funções exercidas pelo Edmílson.

O Flu ainda tem pretensões à Libertadores e precisa se recuperar da derrota para o Inter na última rodada. Por isso, não temos porque esperar moleza dos tricoflores. O empenho do Vasco, ainda que isso não tenha faltado nos últimos jogos, deve ser redobrado, até porque uma vitória hoje muito provavelmente irá nos tirar do Z4 e, com alguma sorte, pode até nos permitir um salto na tabela. Além disso, mesmo sendo em Floripa, essa é das partidas com mando de campo nosso e o pessoal da calculadora sabe que vencer “em casa” é obrigação para quem está na nossa situação. Sendo assim, temos o dever de nos comportar como Vasco e atender muito bem nossa clientela.

Fonte: ge