Clube

Nos bastidores, Eurico tenta dificultar mudanças no Estatuto do Vasco

Não vai ser nada fácil a vida dos conselheiros do Vasco que querem mudanças significativas para o avanço do clube. Na última terça-feira, cerca de 100 membros do Conselho Deliberativo se reuniram para começar a apreciar o trabalho da Comissão Especial de Reforma do Estatuto, conforme antecipou o L! na semana passada.

Apesar do clima ameno da reunião, o ex-presidente do Cruz-Maltino e atual presidente do Conselho de Beneméritos, Eurico Miranda, já deu a entender que deverá  usar de artimanhas para evitar uma maior democracia no futuro. Tudo porque sonha em voltar ao poder. O ex-mandatário não compareceu à Sede Náutica, mas, em carta à presidência do Conselho Deliberativo, deixou claro que pleiteia uma nova a formação da Comissão Especial de Reforma do Estatuto.

O LANCE! apurou que isso seria uma forma de retardar a aprovação destas mudanças, como eleição direta, criação de um Conselho de Justiça para evitar expulsões injustas de sócios, obrigatoriedade da administração do clube em pedir autorização para fechar contratos de patrocínio e televisionamento, e o aumento de conselheiros (de 300 para 350), assim como do Conselho Fiscal (de três para cinco membros).

POUCOS BENEMÉRITOS

Prova disso, é que apenas 10% do total dos Beneméritos (150) que fazem parte do Conselho Deliberativo compareceu à reunião.

– Eurico Miranda vai fazer de tudo para boicotar o trabalho dessa comissão – disse um conselheiro do clube, lembrando que essa Comissão Especial foi criada há dois anos, mas que o ex-mandatário resolveu se pronunciar somente agora.

– Essa atitude é, no mínimo, estranha. Até o vice do Conselho de Beneméritos (Silvio Godói) deixou a Comissão Especial – ressalta o conselheiro, presente nessa reunião.

DELIBERATIVO É QUE APROVA

Após a apresentação da Comissão Especial sobre as propostas para a reforma do estatuto, os conselheiros terão 60 dias para entregar emendas. Feito isso, os membros desta Comissão irão elaborar o projeto final, que será aprovado ou não pelo Conselho Deliberativo.

Para tanto, é necessário que 2/3 dos conselheiros (total de 300) voltem a favor. Embora alterne os discursos, dizendo em certos momentos que apoia a reforma, Eurico, enquanto esteve no poder, jamais colocou isso em votação.

PRESIDENCIÁVEIS NÃO SE DECIDEM

Dos conselheiros que se apesentam como virtuais candidatos a presidente do clube, apenas dois estiveram presentes à reunião da última terça-feira: Leonardo Gonçalves, da Cruzada Vascaína, e Jorge Salgado, este contrariando orientação de Eurico Miranda.

Mas quem teria obedecido às ordens do ex-mandatário é o Grande Benemérito Fernando Horta, que ora diz que será candidato, ora aparece ao lado de Eurico Miranda nas fotos e reuniões.

Fonte: Lancenet!