Torcida

Lutador americano do UFC se diz vascaíno e pede ajuda da torcida

O americano Scott Jorgensen nasceu em Utah, foi criado no Alaska e em Idaho, mas se considera carioca de coração. Acostumado com o Rio de Janeiro, onde já treinou por diversas vezes na Team Moraes, o peso-mosca chegou a posar para fotos, em São Januário, vestindo a camisa do Vasco da Gama em uma de suas visitas pelo País, em 2012. No sábado, ele enfrenta o brasileiro Wilson Reis pelo card preliminar do UFC Rio 5, no Ginásio do Maracanãzinho, e espera que parte da torcida do time compareça para apoiá-lo:

- Eu espero que os fãs do Vasco torçam por mim. Eu ainda sou vascaíno. A minha camisa é do Diego Souza (que hoje joga no Sport). Eu assisti a um jogo deles em 2012 e o Diego Souza me recebeu no camarim e me deu a camisa. Hoje eu a tenho emoldurada na parede de casa, então não posso mais usá-la, mas ela me traz grandes memórias. Foi da minha primeira viagem com o Diego Moraes aqui no Brasil, então a coloquei em um lugar seguro - declarou o atleta em entrevista ao Combate.com no hotel que está hospedado no Rio.

O lutador explicou à nossa equipe que não treina mais com o faixa-preta de jiu-jítsu Diego Moraes e evitou comentar o motivo da mudança, mas garante que ambos continuam amigos:

- Eu parei de treinar com o Diego, nós ainda somos amigos, mas não treinamos mais juntos. Certamente vou vê-lo essa semana. Eu já falei com ele, nós vamos nos ver no hotel, tenho vários amigos aqui no Rio agora por causa do tempo que treinei na Team Moraes. Eles são a minha família aqui, então espero vê-lo essa semana  - declarou.

Dono de um cartel de 15 vitórias e nove derrotas, Scott desceu da divisão dos galos para a dos moscas em dezembro do ano passado e acumula dois revezes e um triunfo na categoria.  A vitória aconteceu em junho passado, quando venceu Danny Martinez por decisão unânime, garantindo o bônus de luta da noite. O americano sabe que Wilson Reis também é novo na divisão (o brasileiro estreou na categoria em agosto com vitória sobre Joby Sanchez) e acredita que a sua experiência no UFC, onde luta desde 2011, deve lhe dar vantagem no duelo:

- Ele é novo na divisão, mas não importa. Eu já enfrentei os melhores do mundo, já enfrentei a maioria dos lutadores top na divisão dos galos. Tive algumas lutas nos pesos-moscas contra alguns caras top também, como o Jussier Formiga e o Zach Makovsky, e eu espero uma grande luta contra o Wilson. Ele é duro, mas está fazendo uma estratégia para lutar contra o velho Scott Jorgensen, então vai ser interessante. Eu mudei. Todo mundo evolui no esporte, e esse foi o meu caso. Voltei a treinar com o meu treinador de muay thai, Kit Cope, que é o meu treinador principal, faz tudo, e é como se fosse meu irmão. Quando nós nos juntamos, conseguimos fazer mágica.

Radicado na Filadélfia e estabelecido na academia Alliance, em San Diego, nos EUA, Wilson Reis só lutou duas vezes no Brasil em sua carreira: em 2011, quando conquistou o cinturão peso-galo do WFE Platinum, em Salvador, Bahia, e em fevereiro passado, quando perdeu na decisão dividida para Iuri Marajó, em Jaraguá do Sul, Santa Catarina, pela divisão dos galos do UFC. O lutador paulista, que é companheiro de treinos de Dominick Cruz, é faixa-preta em jiu-jitsu, formado pelo mestre Roberto Godoi. Apesar do brasileiro ter no chão uma de suas principais armas, elas parecem não serem suficientes para abalar a confiança de Scott:

- Eu espero que ele tente levar a luta para o chão quando conseguir. Quando ele levar alguns socos, começar a ser acertado e perceber que não vai vencer essa luta em pé, ele vai certamente tentar me levar para o chão. Mas para conseguir me quedar, Wilson vai precisar vencer o meu wrestling e eu sou um dos melhores wrestlers do UFC. Já mostrei que um cara bom de jiu-jítsu não consegue me derrubar. O Jussier Formiga tentou três ou quatro vezes e não conseguiu. Eu sou um bom wrestler e ele terá que lidar com isso, o que o faz vulnerável ao meu jogo.

O americano está se sentindo tão à vontade no Rio de Janeiro, que garante que vai ganhar a torcida com a sua performance no próximo sábado:
- Estou empolgado. Você vai ver um Scott Jorgensen impressionante. Cada um dos fãs que assistir ao duelo vai adorar. Não importa se eles vão gritar “Uh, vai morrer!”. Eu sinto que passei muito tempo aqui e já conheço as pessoas e a torcida. Eles vão olhar para mim entrando em direção ao octógono no sábado e vão achar que eu sou um verdadeiro carioca - finalizou.

UFC 179
25 de outubro de 2014, no Rio de Janeiro (RJ)
CARD PRINCIPAL
Peso-pena: José Aldo x Chad Mendes
Peso-meio-pesado: Glover Teixeira x Phil Davis
Peso-meio-pesado: Fábio Maldonado x Hans Stringer
Peso-pena: Darren Elkins x Lucas Mineiro
Peso-leve: Diego Ferreira x Beneil Dariush
CARD PRELIMINAR
Peso-meio-médio: William Patolino x Neil Magny
Peso-leve: Yan Cabral x Naoyuki Kotani
Peso-mosca: Wilson Reis x Scott Jorgensen
Peso-pena: Felipe Sertanejo x Andre Fili
Peso-leve: Gilbert Durinho x Christos Giagos
Peso-leve: Fabrício Morango x Tony Martin

Fonte: Combate