Futebol

Longe do furacão vascaíno, Yago leva vida nova nos Estados Unidos

De camisa regata, tênis e uma Dodge branca estacionada na garagem, Yago, sorridente, agradece a Deus e brinca no seu perfil em uma rede social na internet: "sossegadinho". Aos 21 anos, o garoto nascido em Cachoeira do Itapemirim, no Espírito Santos, mudou completamente de vida desde que foi emprestado há pouco mais de um mês. Vizinho de São Januário, agora vive numa típica casa de subúrbio norte-americana, bem perto do centro de treinamento do seu novo time, o Minnesota United. Por enquanto, Yago pouco vestiu a camisa 17 e entrou em campo.

O Minnesota United tem outros sete brasileiros - o mais famoso deles, o ex-flamenguista Ibson, e está em terceiro lugar na liga americana, a MLS. Yago estreou contra o Jacksonville Armada e foi pé quente, mesmo atuando pouco tempo: apenas 11 minutos na vitória por 4 a 0. Na saída do jogo, uma surpresa: um vascaíno pediu autógrafo e uma foto.

- Quando vi fiquei surpreso e feliz. O homem era português e falou que me acompanhava. Ele disse que, assim que soube que eu viria jogar aqui, foi ao estádio ver o jogo. Foi emocionante ser reconhecido e admirado pelo torcedor desta forma, mesmo fora do meu país - lembra Yago, em entrevista por e-mail ao GloboEsporte.com.

A adaptação tem sido boa, garante o garoto. Além dos amigos brasileiros, encontrou restaurantes típicos do seu país de origem, como churrascarias, mas também gostou da comida norte-americana. Pai da pequena Yasmin, Yago se derrete de saudade da família em mensagens pela internet. Pelo tempo curto de empréstimo - deve retornar ao Vasco em janeiro -, ele foi sozinho para os EUA. E não descarta permanecer na terra do Tio Sam.

- Eu nunca tinha viajado para os EUA e ainda não pude conhecer muita coisa, mas é um pais maravilhoso. Não sei como vai ser o futuro, se vou seguir por aqui depois ou se retorno. Gosto muito do Brasil, do Vasco. Mas aqui também é um lugar muito bom para se viver e jogar. O futebol por aqui está crescendo muito - destaca o jogador do Minnesota.

Em quase todas as postagens nas redes sociais, Yago recebe mensagens de torcedores do Vasco e de ex-companheiros, como os amigos Thalles e Jhon Cley. Dias antes de deixar o Vasco, ele se envolveu numa confusão com torcedores de organizadas. "Errei e me arrependi", afirma Yago, que tem esperança de ver o time se recuperar no Brasileiro para não cair pela terceira vez para a Série B. Em 2014, foi na segunda divisão que Yago estreou nos profissionais do Vasco. Ao todo, fez 32 jogos e marcou dois gols.

- Penso em voltar ao Vasco um dia, mas não sei quando exatamente vai ser. Quero ainda fazer história pelo Vasco. Isso vou deixar nas mãos de Deus. Morei perto de São Januário e minha família ainda mora perto do clube. Tenho acompanhado o time sempre que possível, torcendo pelos meus amigos. Fico na torcida para que as coisas possam melhorar o mais rápido, porque é um grupo de qualidade. Vai dar tudo certo - aposta Yago.

Fonte: ge