Futebol

Leia coletiva completa de Joel Santana após empate com o Atlético-GO

O empate por 1 a 1 entre Vasco e Atlético-GO, neste sábado, no Mané Garrincha, ocorreu, segundo o técnico cruz-maltino Joel Santana, devido ao comportamento oscilante de sua equipe durante os 90 minutos.

- No primeiro tempo, apesar da grande defesa do Martín, começamos muito bem, segurando a posse de bola. Estava muito quente, muito seco. Ontem (sexta) deu 12% de umidade. Estávamos envolvendo o adversário, uma equipe alta, que chora por uma bola alta. Queríamos colocar a bola no chão. Oscilamos e abrimos o placar. No segundo tempo, fizemos uma mexida tática para consertar nosso lado direito. Melhorou, mas não foi o que nos queríamos. Fizemos a nossa mexida, eles fizeram a deles, e a deles deu mais resultado. Foi jogo de poucas oportunidades, tivemos uma clara para definir o jogo. Eles tiveram a deles e fizeram. No calor que está fazendo, o futebol hoje requer uma partida equilibrada nos 90 minutos. Oscilar muito gera prejuízos. Foi assim conosco. Empataram, foram para a defesa, e não conseguimos resolver a partida. O Atlético vem de uma grande virada (4 a 3 sobre a Ponte Preta), estava motivado. Não jogamos a partida que gostaríamos de jogar nos dois tempos - afirmou.

Confira a íntegra da coletiva abaixo:

Chance de ser líder

Temos que saber que o campeonato só acaba no dia 29 de novembro. Até lá, muitas coisas vão acontecer. Há três rodadas o América-MG era líder. Perdeu algumas seguidas e caiu na tabela. Tirando o Cruzeiro na Série A, todas as outras equipes do Brasileirão oscilam.  Está na hora de o Vasco decolar. Até em função da necessidade de decidir antes do último jogo, já que vamos atuar fora com uma equipe que também briga para subir (Avaí). Não rendemos como em São Januário. Diante do Luverdense a equipe toda foi parelha. Hoje oscilamos em alguns setores. Quis entrar com o Aranda e o Edmilson para depois colocar mais velocidade com Pedro Ken e Thalles.  Mudei o lado do Pedro Ken com o Fabrício porque o adversário estava muito pela direita. O Juninho estava caindo muito por ali e foi ele que fez o gol. Tava aproveitando muito as costas do meu lateral. Temos que melhorar. Vamos tentar vencer em Manaus agora.

Lorran

A preocupação era com o lado esquerdo da defesa. O Atlético-GO jogou sempre no nosso erro. Não se expôs. Já nós jogamos 90 minutos expostos. No primeiro tempo, quase conseguiram um gol por ali. Ai botei o Pedro Ken naquele lado para segurar. O treinador deles percebeu e colocou um jogador leve por ali para aproveitar o contra-ataque. Nosso lateral (Lorran) é muito promissor, tem personalidade. Foi um jogo de gato e rato. Se eu acertasse, faria o gol. Em uma bola errada, ia tomar. Reforcei a esquerda e fui tomar um gol justamente pela direita. Para vocês verem como é o futebol.

Problemas

Não tenho nem uma semana no cargo. No dia a dia e nos jogos vamos detectando os problemas. Não tive tempo nem de comandar um coletivo. Mas temos que resolver tudo rápido, porque o futebol não para. Já vamos para Manaus, sábado tem outro jogo. Quando você consegue tapar um buraco, tem um jogador suspenso como o Douglas Silva agora. A questão não é encontrar a equipe ideal e sim o grupo ideal. Estava vendo o jogo de vôlei hoje de manhã. O Brasil pegou uma equipe difícil e passou o terceiro set todo atrás do Canadá. Passou na frente nos três últimos pontos. Um esporte chama o outro. Era o que estávamos esperando dessa partida. Se tivéssemos segurado o 1 a 0 até os 30 minutos do segundo tempo, seria outro jogo. Eles iam se abrir mais e tem um time pesado. Seria bom para a gente. Mas tomamos o gol cinco minutos antes.

Edmilson

É difícil encontrar um artilheiro hoje em dia. Edmilson já mostrou que tem qualidade e competência. Porque não acreditar e confiar nele? Ele entrou e correspondeu. É um jogador importante para nós. Vamos precisar dele neste Brasileirão. Até onde teve condições, foi bem no jogo. Se ficasse mais em campo, ia sentir. Acho que não jogava 60 minutos há algum tempo.

Clima

Não estou reclamando, só comentando. Em um país grande como o nosso, a temperatura oscila muito. Se fossemos jogar em Santa Catarina agora, iríamos pegar um clima diferente. Até o Rio está encoberto. Temos que trabalhar em cima de todos os aspectos. Comecei com o Aranda e o Edmilson por causa disso. Quando a equipe sentisse o calor, a secura do ar, eu colocaria os mais jovens para dar energia. Foi a estratégia que usei. Infelizmente não deu certo. Ia esperar o time deles abrir o bico para mudar. Ainda assim tivemos a última bola para resolver e perdemos. Mas o futebol é assim mesmo, surpresa a todo momento.

Fonte: ge