Futebol

Futuro de Everton Costa pode ser definido nesta segunda-feira

Está acabando a espera de Everton Costa. Afastado há seis meses dos gramados por causa de uma arritmia cardíaca, o atacante já realizou todos os exames necessários e está perto de saber se terá condições de voltar a jogar futebol profissionalmente. Uma reunião entre o cardiologista Gustavo Gouvêa, contratado pelo Vasco para cuidar do caso, e o departamento médico cruz-maltino será realizada na próxima segunda-feira e pode confirmar a liberação.

- Everton já terminou de fazer os exames e vou me encontrar com a diretoria médica do Vasco na segunda-feira para que possamos divulgar uma posição sobre o caso dele - resumiu Gouvêa.

Durante o tempo parado, Everton Costa nunca se afastou do Vasco. É presença constante nos jogos da equipe em São Januário desde agosto e às vezes também acompanha algumas atividades em São Januário e no CFZ. Foi assim na última sexta-feira, quando conversou com companheiros e com o diretor executivo de futebol do clube, Rodrigo Caetano. Nas redes sociais, o atacante não esconde a ansiedade por poder voltar a jogar futebol.

Entenda o caso

No dia 16 de abril, Everton Costa deixou São Januário de ambulância durante a partida contra o Resende, válida pela primeira fase da Copa do Brasil. No hospital, os exames constataram uma arritmia cardíaca - causada por uma miocardite (processo inflamatório do músculo cardíaco). Três dias depois, o departamento médico do Vasco e o cardiologista Gustavo Gouvêa deram uma entrevista coletiva para explicar detalhes do ocorrido. Na ocasião, foi anunciado que seria preciso realizar novos exames dentro de um mês para descobrir se o jogador teria condições de seguir jogando profissionalmente.

Everton Costa ficou seis dias internado. Depois que recebeu alta, se recuperou em casa - onde teve os batimentos cardíacos monitorados por um aparelho - sem realizar esforço físico. Nas redes sociais, o clube lançou a campanha #forçaeverton. Em junho, pouco menos de dois meses depois do problema, o atacante foi submetido a uma cirurgia para colocar um desfibrilador implantado no coração - caso contrário não poderia mais voltar a jogar futebol.

O dispositivoé uma espécie de marca-passo capaz de dar choques para corrigir novas alterações nos batimentos cardíacos do atleta. Desde o início, os médicos deixaram claro que seria preciso esperar seis meses do fato inicial para decidir se o jogador teria condições de voltar a atuar profissionalmente. A data foi completada no último dia 16 de outubro.

Contratado em janeiro, Everton pertence ao Coritiba e está emprestado ao Vasco até dezembro de 2014. Após o problema cardíaco, o empresário Jorge Machado avaliou a situação e acenou com a possibilidade de uma renovação sem custos para o clube carioca. Aos 28 anos, o atacante tem 10 jogos e um gol marcado - contra o Duque de Caxias - com a camisa vascaína.

Fonte: ge