Clube

FERJ cita "irmão do Pinóquio" em documento ao Vasco

Na literatura infantil, "Pinóquio" ficou famoso por ter seu nariz aumentado sempre que contava mentiras. E foi citando subliminarmente o personagem, que a Federação de Futebol do Rio de Janeiro (Ferj), através de seu presidente Rubens Lopes, insinuou que há cartolas do Vasco proferindo inverdades em relação a reivindicação do Cruzmaltino para obter o certificado de clube formador, concedido pela entidade carioca às agremiações do estado que realizam um qualificado trabalho na base.

Os vascaínos alegaram na última segunda, durante o III Encontro Técnico das Categorias de Base na CBF, já terem entrado com a documentação necessária há dois anos e que, até hoje, não haviam obtido uma resposta da Federação. No entanto, por meio de nota, A Ferj contestou a situação no mesmo dia e, em email encaminhado ao UOL Esporte nesta quarta, revelou o conteúdo do documento que foi emitido diretamente ao presidente do clube, Roberto Dinamite.

Logo em seu primeiro tópico, há a lembrança ao mundialmente conhecido boneco de madeira: "1- Imaginávamos que Gepeto (pai de Pinóquio) tivesse tido apenas um filho, mas vejo que a prole foi bem maior e, além de um total caso de incompetência administrativa, presume-se como co-morbidade um caso de alucinação moral;".

Nos tópicos 10 e 11, Rubens Lopes convoca Roberto Dinamite para uma reunião nesta quinta-feira, às 10h, na sede da entidade, para que o Vasco comprove seu direito a obtenção do certificado bem como verifique as irregularidades que a Federação apontou nos documentos que já haviam sido entregues pelo clube.

A Ferj ressalta ainda que, uma vez o Cruzmaltino apresentando a burocracia exigida, uma vistoria será feita no prazo máximo de cinco dias úteis no centro de treinamento de Itaguaí, onde a base cruzmaltina se hospeda.

Vale ressaltar que no comunicado, a entidade destaca ter feito uma inspeção em maio de 2014 e diversas irregularidades foram encontradas, sendo a mais grave, medicamentos com datas vencidas.

Em contato com a reportagem, Roberto Dinamite, através de sua assessoria de imprensa, informou que irá comparecer a reunião nesta quinta-feira:

"Não tenho vaidade. Se o presidente (Rubens Lopes) quer ter essa conversa pessoalmente, irei até lá para conversamos e ouvi-lo. O que eu quero é resolver".

Relação entre Ferj e Vasco é de amor e ódio na era Dinamite
A relação da Federação de Futebol do Rio de Janeiro e o Vasco tem sido marcada pela turbulência desde que Roberto Dinamite assumiu a presidência do clube. O ápice das rusgas aconteceu no início deste ano, após o Cruzmaltino perder o título do Campeonato Carioca para o Flamengo (com um gol irregular do Rubro-Negro) e a diretoria vascaína disparar contra a entidade, ameaçando se desfiliar e cobrando na Justiça prejuízos financeiros.

Presidente da Ferj, Rubens Lopes não deixou barato, alegou falta de comando no clube e classificou a atitude como "sem noção".

Em junho, necessitando de dinheiro para honrar seus compromissos, o Vasco baixou a guarda e pediu trégua em troca de um adiantamento de cotas. Rubinho, após ter atendido um pedido de retratação, aceitou a paz e os dirigentes chegaram a posar para fotos apertando as mãos.

Veja abaixo o documento assinado pelo presidente da Ferj, Rubens Lopes, encaminhado ao presidente do Vasco, Roberto Dinamite. Vale ressaltar que as únicas diferenças em relação à nota divulgada na última segunda são os tópicos 1, 10 e 11, destacados em negrito:

"Ilmo Sr. Roberto Dinamite
DD Presidente do CR Vasco da Gama

Solicito especial atenção de V.Sª para o que se segue:

Em relação às declarações do Sr. Mário Reigota, coordenador de base do Vasco da Gama,  durante o III Encontro Técnico das Categorias de Base, realizado nesta data, na CBF, alegando, a respeito da não obtenção do certificado de clube formador:

"Entramos com toda a documentação em 2012, e sequer tivemos uma resposta formal. Em 2013 nos disseram informalmente que a documentação estava vencida, mas não há resposta oficial. Quero apenas se com a documentação que eu tenho eu posso ou não posso ter o documento, mas não há esse diálogo."

Podemos afirmar e comprovar, mediante a exibição de documentos, a quem interessar possa e compareça à sede da FERJ para tal:

1-      Imaginávamos que Gepeto tivesse tido apenas um filho, mas vejo que a prole foi bem maior e além de um total caso de incompetência administrativa, presume-se como co-morbidade um caso de alucinação moral;

2-      A documentação originalmente apresentada pelo Vasco da Gama, em 22 de janeiro de 2013, mediante protocolo 352 encontrava-se inteiramente fora dos padrões exigidos, contendo inúmeros erros crassos e em total desconformidade com os preceitos da legislação pertinente, das RDPs 001/12e 002/12, expedidas pela CBF, e RDP  019/12, expedida pela FERJ.

3-      Tais desconformidades foram informadas oficialmente ao Sr. Antonio Peralta e ao Sr. Mauro Galvão, apresentados, respectivamente, como Vice-Presidente e Coordenador das Categorias de base do Vasco, em reunião ocorrida na FERJ;

4-      Na ocasião, a título de orientação, foi entregue a ambos um documento contendo um check list do que seria verificado e analisado pela FERJ;

5-      Nova documentação pretensamente corrigida foi protocolada sob o número 8483 em 11 de novembro de 2013, e da mesma forma que anterior incompleta e com inúmeras irregularidades, fato comunicado não só ao Vice Presidente Peralta como também ao Presidente Roberto Dinamite, sem que tenha havido até o momento correção das desconformidades comunicadas;

6-      Em inspeção realizada no mês de maio de 2014, foram encontrados absurdos no departamento médico, sendo o mais grave medicação com prazo de validade vencido, fato também citado para o Presidente Roberto Dinamite;

7-      Nova inspeção ainda não foi realizada, aguardando-se primeiramente a regularização da documentação pertinente;

8-      O Nova Iguaçu FC recebeu o certificado de clube formador por ter apresentado toda a documentação dentro dos padrões legais exigidos e, submetido à inspeção de suas dependências, nada foi encontrado em desconformidade, caracterizando ser perfeitamente fácil, viável e factível obter o certificado pretendido;

9-      Faz tempo que o Vasco não se faz presente na FERJ para tratar de assuntos de seu interesse, tendo a última vez que compareceu à entidade preocupado tão somente na sua contumaz mendicância e pedir favores para saldar compromissos  atrasados, ressaltando que a FERJ sempre ajudou seu filiado, e continua ajudando, tendo pago várias das despesas de jogos realizados pelo Vasco, cujo montante encontra-se nesta data superior a R$ 190.000,00.

10-  Convocamos o Presidente do Vasco para uma reunião na sede da FERJ, no próximo dia 30, quinta-feira, às 10:00h, ocasião em que deverá comprovar as assertivas do seu preposto e verificar, mediante análise, mais uma vez, os documentos em desconformidade e irregulares que o clube apresentou, e ainda os demais motivos do não deferimento do processo de certificação. Importante que o clube se faça representar exclusivamente por seu Presidente e não por prepostos desinformados, mal intencionados ou ambos.

11-  Convém ressaltar que a apresentação da documentação exigida dentro dos padrões estabelecidos, ensejará imediata vistoria nas dependências do centro de treinamento (em prazo não superior a 5 dias úteis) e em não havendo pendências ou irregularidades detectadas nessa vistoria, o parecer favorável à obtenção da certificação será emitido de imediato.


Atenciosamente,
Rubens"

Fonte: UOL Esporte