Clube

Dica de vascaíno ganha repercussão nos Estados Unidos

Desde que rompeu o ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo em fevereiro de 2013, quando defendia o Boston Celtics na NBA, a liga americana de basquete, Leandrinho dobrou a sua já grande preocupação com a saúde de seu corpo. Ele encontrou em Alex Evangelista, hoje gerente científico do Vasco, um anjo da guarda com o sucesso de seus tratamentos de recuperação. Hoje com a camisa do Golden State Warriors, revelou uma sugestão que se transformou em hábito: beber duas doses diárias de extrato de arnica do mato, um antiinflamatório natural.

Leandrinho fez a revelação em uma reportagem do "The New York Times" publicada na quarta-feira, que mostra a surpresa de companheiros, inclusive do brasileiro Anderson Varejão. Alex confirmou a história e explicou como esse remédio ajudou na prevenção de novas lesões do jogador desde a recuperação da cirurgia no joelho esquerdo.

- É a receita da vovó. A gente sabe que existe evidência científica de que o extrato de arnica tem efeito bastante poderoso e antiinflamatório. É um empurrão grande para o tratamento adequado. É um remédio manipulado em farmácia, não é aquele líquido feito em casa espremendo a folha - comentou Alex, que passou a semana passada nos Estados Unidos participando do tratamento dalesão no joelho direito Stephen Curry.

Em seu trabalho no Vasco, ele chegou a usar o tratamento complementar com arnica, mas não o faz mais. A primeira vez aconteceu em 2005, em outra passagem pelo clube, com o aval do então vice-presidente médico Pedro Valente. Alex ajuda Leandrinho como pode, pois nos Estados Unidos não existe o produto para ser comprado.

- Compro aqui e mando para ele. Fui agora e não levei, mas já me pediu para comprar mais. Você pode usar para fazer uma imersão e tratar uma torção mais forte. Para beber, o gosto é horroroso, mas funciona. O Leandrinho gostou - explicou.

Leandrinho ofereceu o produto para companheiros. Alguns provaram e não gostaram, outros sequer se arriscaram. Aos 33 anos, o brasileiro segue em boa forma. Na terça-feira, jogou 13 minutos e marcou sete pontos na vitória sobre o Portland Trail Blazers no jogo 2 da semifinal da Conferência Oeste. Na temporada regular, teve média de 6,4 pontos e 15,9 minutos.

- Você sente queimar quando desce e pode ficar enjoado quando não está acostumado. Eu estou. É um produto que se dá aos cavalos quando se machucam e eles se recuperam rapidamente. Minha família toda toma. Limpa tudo de ruim que tem no corpo - disse Leandrinho, na entrevista ao "The New York Times".

Os Warriors voltam a jogar pelos playoffs sábado, às 21h30 (de Brasília), contra os Blazers. Será o terceiro jogo da série melhor de sete. Golden State lidera por 2 a 0.

Fonte: SPORTV