Clube

Confira a nota da Oposição sobre a reunião do último dia 25

O Conselho Deliberativo do nosso Clube esteve reunido na última terça-feira, dia 25 de agosto de 2015, para tratar de alguns assuntos da esfera administrativa e financeira, tais como: auditorias, orçamento, dívidas e adesão a programa de parcelamento PROFUT. Devemos admitir que causou-nos uma positiva surpresa, é verdade, a possibilidade de discutirmos naquele Conselho temas que não são de costume, em que pese a presença do verbo “ratificar” na convocação. 

Combinamos e decidimos então: vamos fazer a nossa parte. Previamente, como sempre fazemos a partir da convocação expedida, nos movimentamos para a preparação de nossos conselheiros, buscando conhecer e discutir ao máximo os assuntos. Em resumo, nos dedicamos a fundo visando o melhor debate de ideias possível dentro do Vasco da Gama. 

Estávamos desprevenidos, reconhecemos. Antes do início da sessão, enquanto dialogávamos no salão de nossa sede náutica, entre conselheiros eleitos, beneméritos, grandes beneméritos, muitos amigos vascaínos, fomos surpreendidos por um agressivo movimento de pressão a um dos nossos conselheiros, com o intuito de cobrança por declarações suas em uma rede social. 

Acalmados os ânimos, e iniciada a sessão, com o apelo do presidente do Conselho Deliberativo, Sr. Luis Manuel Fernandes, pela ordem e pelo respeito ao espaço de debates do Clube, nova surpresa: não havia nenhuma disposição por parte do presidente da Diretoria Administrativa, Sr. Eurico Miranda, para a apresentação e discussão dos temas. A má vontade e a impaciência reconhecida pelo próprio diversas vezes, aliadas a tensão pelo ambiente hostil já criado, deram o tom do que seria o transcurso daquela sessão. 

Ainda assim, houve a nossa resistência. Sem o ódio, sem a raiva e sem o “olho por olho, dente por dente”. O que houve foi a entrega ao Clube das ideias que produzimos para a reunião, sob a forma de apresentação para o debate, sobre aquilo que depreendemos dos temas e, também, daquilo que não entendemos. Nos assuntos que detínhamos o conhecimento, sugerimos, recomendamos e propusemos. Quando não tínhamos a informação, indagamos. 

Em nenhum dos casos foi possível o debate, a discussão saudável ou a transparência. O retorno veio, ao contrário, sob a forma de ofensas, intimidação, arrogância ou menosprezo. Infelizmente, nada do que ali fosse dito por nós teria outro efeito senão o ataque. Não foram aceitas ideias. As perguntas de membros do Conselho não foram adequadamente respondidas, cabiam apenas aplausos ou afagos amigos. 

Passada a experiência ficam os momentos de reflexão. As lembranças das enormes dificuldades superadas desde que começamos nossa luta de apoio incondicional ao Vasco da Gama, parecem nos fortalecer ainda mais. Essa reunião foi mais uma experiência para nos fortalecer e, para o que muito esperamos, fortalecer o Vasco da Gama. 

O caminho em busca de um novo rumo para o nosso Clube se mostra a cada dia mais árduo. Acompanhar por completo, cobrar e fiscalizar os seus infindáveis problemas tem sido uma luta diária desde o início de nossa jornada. Como não nos apresentamos apenas para denunciar e criticar, mas sim, para propor e oferecer ajuda concreta ao Clube, essa luta diária acaba por tornar-se um desafio sem fim, que só se explica pelo amor sem medidas pelo Vasco da Gama. 

Seguimos com as convicções de nossos rumos, mas, também, conscientes de nossos erros na caminhada. O desgaste inevitável nos faz avançar por vezes sem os cuidados devidos. Trabalhar pra reconhecer e corrigir nossas falhas também faz parte do nosso modo de atuar e fazer política. 

Temos hoje na Cruzada diversos grupos de trabalho em andamento. Em verdade são comitês para estudos de assuntos de interesse real do Clube onde destacamos associados interessados em contribuir, voluntariamente, com trabalho e conhecimentos específicos de diversas áreas. Ao longo dos últimos anos, alguns bons trabalhos foram entregues ao Clube e, certamente, continuaremos contribuindo com muito mais. 

O que nos anima, e segue sempre renovando nosso fôlego, é termos a certeza da força do nosso Clube. Ainda quando pouco se poderia esperar, surgiu na nossa sede da Lagoa, naquela noite, uma nova luz. Quem esteve de corpo e alma vascaína presente, pode enxergar a luz vinda não apenas da convocação incomum, mas, também, do direito à expressão garantido dentro da casa de orientação do nosso Clube. 

Ademais, importa lembrar uma das frases proferidas pelo Padre Luciano Basilio que abençoou a posse da Diretoria Administrativa do Clube, realizada em dezembro de 2014, dada a sua relevância, e que faremos questão de sempre mencionar: “É exatamente o diferente que vai nos enriquecer”. 

O nosso Conselho Deliberativo está vivo! É bom comemorarmos 117 anos assim. Parabéns ao Club de Regatas Vasco da Gama! 

SOMOS VASCO! 

Fonte: Site da Cruzada Vascaína