Futebol

Clubes terão 30 dias de férias e 30 dias de pré-temporada em 2015

A Confederação Brasileira de Futebol já está com o calendário de 2015 praticamente pronto e deve divulgar nos próximos dias ao menos para as federações estaduais. Diante de debates, sugestões e até reclamações, a entidade comandada por José Maria Marin bateu o pé e decidiu que não vai promover mudanças para o próximo ano.

Segundo apuração do ESPN.com.br com a cúpula da CBF, tudo permanecerá como antes: os criticados estaduais, que se mostraram ainda mais fracassados na edição de 2014, vão continuar com os mesmos formatos e com o mesmo número de datas (na maior parte do país), a Copa do Brasil seguirá com o mata-mata e o Brasileirão, nos pontos corridos.

A única diferença em relação aos anos anteriores será em relação às ferias e à pré-temporada. A CBF vai cumprir a promessa que fez aos jogadores e aos clubes e vai dar início aos regionais apenas no mês de fevereiro, e não de janeiro, como é de costume. Até por conta do aperto que foi nessa temporada, por causa da Copa do Mundo, o calendário começará um pouco mais tarde, dando espaço ao descanso e à preparação dos times.

"A CBF garante 30 dias de férias e 30 dias de pré-temporada para os clubes", confirmou o vice-presidente da CBF, Marco Polo del Nero, na saída da reunião da entidade com os clubes da Série A e B na tarde desta segunda-feira, no Rio de Janeiro.

Desde a metade de 2013, o assunto virou pauta, especialmente quando surgiu o movimento Bom Senso, que tem, entre outras coisas, o tema como reivindicação. Comissões foram formadas, grupos passaram a se dedicar mais para a causa, mas nada foi absorvido pela cúpula da entidade brasileira, ao menos até agora.

Entre as sugestões, havia a ideia de acabar com os Estaduais, ou pelo menos transformá-los em grandes competições no formato da Copa do Mundo, reunindo mais de uma região. A maioria das Federações, inclusive, é completamente contra essa opção.

Sem chances de mudar alguma coisa para 2015, os debates devem ser retomados no final do ano, em busca de transformações para o futuro.

Fonte: ESPN Brasil