Futebol

Cartilha da COAF prevê problemas em caso de falha em súmulas

O modelo para relatos de documentos das partidas é bem claro. Cartilha disponível no portal da Comissão de Arbitragem de Futebol do Rio de Janeiro (COAF-RJ) diz que “uma súmula falha ou omissa provoca uma série de problemas, cujas consequências são imprevisíveis.” A recomendação pode ser aplicada no registro de Marcelo de Lima Henrique após o clássico entre Flamengo  e Vasco no último domingo.  A final que terminou 1 a 1 com o título estadual rubro-negro teve um gol de Márcio Araújo em posição irregular, não marcado pelo auxiliar Luiz Antonio Muniz.

O problema é que a súmula indica Nixon, que não estava impedido, como o autor. O atacante estava na jogada com o volante, mas, além das imagens mostrarem que o último toque foi de Márcio Araújo, os próprios atletas ao fim da partida não tinham dúvidas de quem marcou. Ainda assim, Marcelo de Lima Henrique optou pelo camisa 29.

Veja trechos da cartilha da COAF-RJ:

1 - DOCUMENTO DA PARTIDA

1.1 - SÚMULA

É o documento que após ser preenchido e assinado pela equipe de arbitragem e o Delegado da Partida, registra e confirma (depois de referendado pelo Departamento Técnico), todas as incidências técnicas e disciplinares da partida. Uma súmula falha ou omissa provoca uma série de problemas, cujas consequências são imprevisíveis. Evidentemente não se exige peças literárias, visto que o mais importante é descrever os acontecimentos com a máxima fidelidade, evitando sempre um possível pré-julgamento.

4 - CONCEITO FINAL

Um bom árbitro não é somente aquele que apresenta boas arbitragens, técnica ou disciplinarmente falando. De nada valerá esta condição, se no momento de relatar ocorrerem falhas geradas por desatenção, pressa para elaborar o relatório, omissões motivadas por inúmeros fatores, etc.

Seja um relator fiel e claro dos conhecimentos, deixe de lado a subjetividade, seja CURTO, GROSSO e OBJETIVO para não permitir “portas abertas” nos relatórios, possibilitando assim absolvição aos infratores.

E não esqueça nunca que as PROVAS DE IMAGEM podem ser usadas nos Tribunais, pelos advogados, e por qualquer deslize o julgado pode ser VOCÊ.

OBS: NOS RELATOS FICAR ATENTO AO TEMPO DE JOGO, NOME, NÚMERO DO JOGADOR E EQUIPE A QUEM PERTENCE. 

Fonte: ge