Torcida

Campanha #EuEscolhiAcreditar faz sucesso, e conta com apoio de ex-vascaínos

Começou com a torcida, virou campanha com Nenê, chegou ao elenco principal, passou pelos funcionários do clube, atingiu também os atletas das categorias de base e recrutou até ex-jogadores do Vasco, dentro e fora do Brasil. A corrente #EuEscolhiAcreditar se transformou em mania nas redes sociais e, em três dias, recrutou apoio de diversos lugares antes do clássico com o Fluminense neste domingo, às 18h (de Brasília), no Estádio Nilton Santos, o Engenhão. Restando seis rodadas para o fim do Campeonato Brasileiro, o Cruz-Maltino ocupa a lanterna da competição, mas se ampara na crescente do time e nos nove jogos invicto para tentar escapar de um terceiro rebaixamento em sua história. E crença, para isso, pelo visto não vai faltar. 

Depois que Nenê adotou o lema levado por torcedores ao Maracanã na reta final do primeiro turno e sugeriu a corrente na noite da última quarta-feira, deu início à febre na internet que funciona da seguinte forma: quem posta a foto segurando um cartaz com a frase marca no campo dos comentários outras pessoas que são desafiadas a repetir o gesto. Do elenco cruz-maltino, já aderiram Luan, Rafael Silva, Bruno Gallo, Leandrão, Rafael Vaz e Rodrigo. Mas a ação não atingiu só os profissionais e chegou com tudo nas categorias de base. Entre os juniores, o atacante Emerson Carioca, o volante Bruno Cosendey, os zagueiros Kadu Fernandes, Matheus Cambuci e Gonçalves, além dos goleiros Junior Souza e o recém-promovido Gabriel Félix também participaram. E a campanha chegou até lá no Chile, onde a seleção brasileira juvenil disputa o Mundial Sub-17. Em meio à competição, as joias Evander e Andrey mostraram que estão juntos com o Vasco mesmo à distância. 

Da América do Sul para a Europa, dois ex-vascaínos que estão jogando no continente também manifestaram solidariedade ao clube: Alex Teixeira, do Shakhtar Donetsk, da Ucrânia, e Abuda, do Gaziantepspor, da Turquia. O meia-atacante revelado em São Januário ficou até 2009 na Colina, enquanto o volante atuou na Colina entre 2012 e 2014. Outro de fora a participar foi Bernardo, emprestado ao Ceará até o fim de novembro. Mesmo após uma saída turbulenta, depois de ter chamado torcedores para briga e de ter sido acusado pela ex-namorada de agressão, o meia mantém o carinho pelo Cruz-Maltino. Assim como Everton Costa, que foi forçado a encerrar a carreira após sofrer uma arritmia cardíaca e ficar com a vida em risco. O ex-atacante, que sonha ser treinador, também se colocou na torcida. 

Internamente, a corrente também fez sucesso em São Januário e chegou a vários funcionários do clube, como por exemplo: o gerente geral de marketing Bernardo Pontes, o coordenador científico Alex Evangelista e o assessor de imprensa Carlos Gregório Junior. Paralelo a isso, muitos vascaínos repetiram os gestos nas redes sociais e publicaram fotos usando a hashtag por conta própria, sem terem sido desafiados na corrente. O capitão Rodrigo aprovou a iniciativa. 

- Acho muito bacana a campanha. Tivemos uma situação na partida passada, alguns torcedores ameaçaram vaiar o time, mas logo depois incentivaram. O torcedor sabe o que estamos fazendo dentro de campo, como estamos nos empenhando. Queremos poder realmente deixar nosso torcedor mais feliz. Não é só a gente dentro do vestiário que está acreditando. É a hora da união de todos. 

Porém, há outros que foram marcados na corrente e ainda não toparam o desafio. Casos de Guiñazu, Andreson Salles e Bruno Ferreira, por exemplo, trio desafiado por Rafael Silva; Romarinho, indicado por Luan; Mateus Pet, apontado por Evander; Lorran, eleito por Evander, entre outros. Os ex-jogadores Edmundo e Felipe também foram intimados por Luan e Rafael Vaz. Outros vascaínos famosos também foram lembrados na ação, mas não deram resposta, como os atores Eri Johnson, Bruno Mazzeo e Viviane Araújo, além de outros esportistas que já estiveram sob os cuidados do Centro Avançado de Prevenção, Reabilitação e Rendimento Esportivo (Caprres), dirata ou indiretamente: como o ala-armador Leandrinho, do Golden State Warriors, da NBA, e a lutadora americana de MMA Ronda Rousey, do UFC. 

- Acho bacana, legal. O Jorginho sempre passou muita confiança de que acredita na salvação. Tivemos uma recuperação absurda, antes estava muito feio. Acho legal essa campanha, é válida. Jogadores tem que passar ao torcedor que estão acreditando, o torcedor tem que acreditar. Não é fácil ficar tantos jogos invicto em um campeonato como o Brasileiro - avaliou Julio César. 

É impulsionado por essa esperança que o Vasco entra em campo neste domingo. Com 30 pontos após 32 rodadas, o Cruz-Maltino está numa situação muito parecida da que viveu o Fluminense em 2009, quando também era o lanterna e chegou a ser dado com 99% para ser rebaixado, mas reagiu no fim e escapou no último jogo do campeonato. 

Fonte: ge