Outros Esportes

Basquete: Veja todos os detalhes do Estadual que terá participação do Vasco

Flamengo, Vasco, Botafogo e Abig/Niterói vão jogar o Estadual de basquete do Rio de Janeiro. Nesta quinta-feira, após arbitral na sede da Federação de Basquetebol do Estado (FBERJ), ficou definido que o campeonato começa no dia 18 de agosto e vai até 30 de setembro. O torneio será disputado em turno e returno para a definição dos duelos das semifinais, que terão o tradicional chaveamento de 1º x 4º e 2º x 3º. O mata-mata será disputado em melhor de três partidas. Por determinação do Grupamento Especial de Policiamento em Estádios (Gepe), os clássicos serão disputados com torcida única.

No ano passado, o Estadual do Rio de Janeiro não aconteceu após os clubes se reunirem e protestarem justamente pela falta de um palco para que os jogos fossem disputados com torcidas mistas. Desta vez, todos entraram em acordo. Niterói, em parceria com Abig, da Ilha do Governador, vai mandar suas partidas no Ginásio do Instituto La Salle. Já o Botafogo estuda mandar partidas no Ginásio Oscar Zelaya - talvez até mesmo os clássicos.

Os demais clássicos estão perto de serem confirmados para a Arena de Deodoro, que na Rio 2016 recebeu o basquete feminino e fica sob administração das Forças Armadas. Flamengo, Botafogo e Vasco jogarão lá. Os clubes, inclusive, usarão o Estadual como laboratório para projetar possíveis jogos do Novo Basquete Brasil na Arena de Deodoro. A Arena Carioca 1, casa dos três clubes no NBB 10, a princípio não será usada no Estadual e cobrará aluguel para sua utilização nesta temporada.

A tabela do Estadual será divulgada pela Federação de Basquetebol do Estado do Rio de Janeiro até o fim da próxima semana, já com os mandos e locais de jogos. Para este ano, as rodadas serão jogadas as terças-feiras à noite, e aos sábados, em horário similar ao que o NBB usa, preferencialmente às 14h, até para que Flamengo, Vasco e Botafogo entendam a presença e aprovação do público pensando no NBB, que começa em outubro.

Fonte: ge