Outros Esportes

Basquete: Vasco vence o Joinville por 83 a 56

O Vasco da Gama fez na noite desta quinta-feira sua despedida do Ginásio de São Januário na fase regular do Novo Basquete Brasil. O público não compareceu em peso, mas quem esteve por lá viu um jogo duro, bastante disputado, contra um aguerrido Joinville que, em alguns momentos, dificultou a vida do Cruz-Maltino. A partir da terceira parcial, contudo, os mandantes se soltaram e, no fim das contas, liderados pelo cestinha David Jackson, com 18 pontos, saíram com a vitória pelo placar de 83 a 56.

Além de David Jackson, que fez 18 pontos, sete rebotes e três assistências, o Vasco ainda teve Giovannoni marcando 15 pontos, Gustavo e Lucas Mariano, com 14, e Gui Deodato com nove como destaques. O Joinville teve Felipe Vezaro com 13 pontos, Stocks com 11, e Colimério com 10.

Curiosamente, o Vasco da Gama ajudou um de seus arquirrivais com a vitória sobre os catarinenses. O Botafogo briga diretamente na tabela com o Joinville pela última vaga nos playoffs - o Cruz-Maltino já está garantido no mata-mata. O Glorioso é o 12º colocado, enquanto o time de Santa Catarina está em 13º. Os 12 primeiros se classificam, sendo que os quatro do topo da tabela estão garantidos diretamente nas quartas de final.

O jogo

O Joinville começou bem na partida e abriu 7 a 0 logo de cara com bolas de Stocks, Johnson e Felipe Vezaro. Gustavo fez os primeiros do Vasco. Ele próprio fez mais dois em chute curto e um no lance livre para encostar mais. Renato marcou de três. A virada veio com Giovannoni em bola dentro do garrafão. A partir daí, o Cruz-Maltino ditou o ritmo e, dessa forma, fechou a parcial em 23 a 16.

Weihermann abriu para o Joinville com três lances livres convertidos. Colimério ampliou com cravada, e Vezaro igualou em 25 a 25. O Vasco sofreu um verdadeiro apagão e viu os catarinenses viraram com Bambu em bola de três. Gustavo fez os vascaínos respiraram, mas Stocks respondeu. Depois, Lucas Mariano e Gustavo fizeram o Cruz-Maltino encostar. Weihermann fechou com dois pontos, e os visitantes saíram para o intervalo na frente: 37 a 34.

O Vasco começou marcando na terceira parcial com Gustavo. Giovannoni virou, mas Bambu fez de três para retomar a dianteira para o Joinville. Mas os visitantes passaram a errar seguidas vezes, e Giovannoni (duas cestas) e David Jackson (de três) abriram oito para os mandantes. Depois, foi a vez de Lucas Mariano viver um bom momento no jogo e, com seis pontos seguidos, ajudar os donos da casa. Gui Deodato e Jackson fizeram de três. O Cruz-Maltino mandava no jogo e fechou em 65 a 48.

Dieguinho marcou de três na abertura do último quarto para o Joinville. Depois disso, os catarinenses passaram a ter muita dificuldade para marcar, e o Vasco se aproveitou, fazendo 13 pontos em sequência. Nezinho, depois de três tentativas frustradas no confronto, acertou de três. Felipe Vezaro, em bola de fora do garrafão, voltou a fazer pelos visitantes. Mas, nesse momento, o placar já era elástico para os vascaínos, que garantiram a vitória por 83 a 56.

Escalações:

Vasco: Fúlvio, Gustavo, David Jackson, Renato e Guilherme Giovannoni. Suplentes: Gui Deodato, Alexei, Dedé, Nezinho, Bruninho, Lucas Mariano e Chris Hayes. Técnico: Christiano Pereira.

Joinville: Stocks, Jerônimo, F. Vezaro, A. Bambu e Johnson. Suplentes: Colimério, Vezarinho, Weihermann e Dieguinho. Técnico: George Rodrigues.

Próximos compromissos:

O Vasco da Gama jogará duas partidas fora de casa para encerrar sua participação na primeira fase do Novo Basquete Brasil. Primeiro, encara o Franca no Ginásio Pedrocão, no dia 24/3, às 14h. Depois, pega o Bauru, no Panela de Pressão, às 19h30, no dia 27/3. Os catarinenses jogam com o líder Paulistano em casa no dia 25/3, às 11h e, em seguida, encaram o Campo Mourão, novamente em casa, no dia 27/3, às 19h30.

Fonte: ge