Futebol

Basquete: Vasco tem estreia na NBB confirmada contra o Brasília

A próxima temporada do NBB CAIXA já está pronta para começar. Nesta quinta-feira (25/08), em reunião realizada na sede da Liga Nacional de Basquete (LNB), em São Paulo, com a presença de todos os clubes, foram definidos o regulamento e as 16 equipes participantes da nona edição do maior campeonato de basquete do país. 

A grande novidade fica por conta do Vasco da Gama, campeão da Liga Ouro 2016 – a Divisão de Acesso ao NBB CAIXA. Outra equipe que debutará no campeonato será o Campo Mourão Basquete. Vice-campeão da Liga Ouro 2016, o time foi convidado após o fim das atividades do São José Basketball e voltará a colocar o Estado do Paraná na elite do basquete nacional após seis anos – a última equipe paranaense no NBB CAIXA foi o Londrina, na temporada 2009/2010. 

As demais 14 equipes são as mesmas que disputaram a última edição: Solar Cearense (CE), Bauru Basket (SP), UniCEUB/BRB/Brasília (DF), Banrisul/Caxias Basquete (RS), Flamengo (RJ), Franca Basquete (SP), Liga Sorocabana (SP), Macaé Basquete (RJ), Minas Tênis Clube (MG), Mogi das Cruzes/Helbor (SP), Paulistano/Corpore (SP), Pinheiros (SP), Rio Claro Basquete (SP) e Universo/Vitória (BA). 

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, o patrocínio da SKY e o apoio do Ministério do Esporte, Avianca e Spalding. 

Novamente o campeonato será aberto com a reedição da última decisão. Desta maneira, o campeão Flamengo e o vice Bauru Basket farão o duelo inaugural do NBB CAIXA pelo segundo ano consecutivo. A LNB ainda definirá a data desta e das demais partidas de acordo com o calendário das transmissões televisivas da temporada. 

Já o Jogo das Estrelas 2017 tem data certa para acontecer. O evento festivo está marcado para os dias 18 e 19 de março, em sede ainda a ser definida. Por sua vez, os playoffs da temporada 2016/2017 terão início no dia 11 de abril. 

Duas equipes serão rebaixadas para a Liga Ouro 

Em relação ao regulamento, a grande novidade do NBB CAIXA para esta temporada é o descenso de duas equipes para a Liga Ouro. Ao contrário do que aconteceu nas últimas temporadas, os dois últimos colocados da fase de classificação cairão automaticamente para a Divisão de Acesso na temporada 2017/2018. 

No entanto, a Liga Ouro seguirá levando somente seu campeão ao NBB CAIXA. Desta forma, a próxima temporada da divisão de elite do basquete nacional (2017/2018) contará com 15 times. Atualmente, quatro equipes que disputam o NBB CAIXA vieram da Divisão de Acesso – além de Vasco e Campo Mourão, Caxias e Rio Claro também saíram da Liga Ouro. 

No restante, o regulamento do NBB CAIXA segue o mesmo. As 16 equipes se enfrentarão entre si em turno e returno na fase de classificação e os 12 melhores avançarão aos playoffs, que seguirá sendo disputado no formato 1-2-1-1, com os Jogos 2, 3 e 5 sendo realizados na casa da equipe de melhor campanha na fase de classificação. 

Confira os primeiros jogos do NBB 2016/2017: 

Bauru Basket x Flamengo 
Minas Tênis Clube x Banrisul/Caxias Basquete 
EC Pinheiros x Solar Cearense 
UniCEUB/Cartão BRB/Brasília x Vasco da Gama 
Campo Mourão Basquete x Paulistano/Corpore 
Franca Basquete x Macaé Basquete 
Mogi das Cruzes/Helbor x Liga Sorocabana 
Rio Claro Basquete x Universo/Vitória 

Fonte: LNB