Outros Esportes

Basquete: Vasco encerra temporada regular diante do Bauru

A expectativa em cima do Vasco antes do começo do NBB foi gigante. E a desilusão ao fim da temporada regular, que termina nesta terça-feira, é do mesmo tamanho. Apesar da classificação para os playoffs do Novo Basquete Brasil, o Cruz-Maltino teve uma fase de classificação conturbada e de mais turbulências do que vitórias. Nesta terça-feira, em Bauru, a equipe encerra a primeira etapa no Ginásio Panela de Pressão, às 19h30, e mais do que se reerguer, espera deixar para trás os meses de crise política, salários atrasados, derrotas e troca de técnico para buscar vida nova no mata-mata das oitavas de final.

O ano começou bem. O time foi campeão do Torneio de Minas Gerais, que apesar de amistoso, tinha Flamengo, Botafogo, Basquete Cearense, Vitória e Minas. Jogando um basquete coletivo e com muita intensidade na defesa, o Cruz-Maltino deu um bom cartão de visitas. Dali em diante, porém, a equipe não andou. Logo vieram as notícias de salários atrasados. Em seguida, São Januário passou a conviver com uma crise política e a iminente saída de Eurico Miranda. As derrotas se acumularam, David Jackson deixou a equipe e retornou semanas depois, e por último o técnico André Barbosa foi demitido.

Em quadra, o Vasco tem aproveitamento de 40% e 11 vitórias em 27 jogos. Em dois duelos recentes contra equipes que estão acima na classificação, perdeu por 102 a 59 para o Paulistano, 87 a 70 para o Caxias do Sul e 93 a 61 por último para Franca, no sábado. Diante do Bauru, quinto colocado, o time tem mais uma chance de dar a volta por cima antes do mata-mata.

- Acredito que o grupo só vem pensando nos playoffs. Realmente tivemos uma fase de classificação muito abaixo e temos a chance ainda de apagar essa imagem que ficou da nossa equipe. É muito difícil falar o que aconteceu, porque na verdade são diversos fatores que culminaram no desempenho ruim da equipe, mas temos que lutar até o fim. Acredito muito no nosso grupo e playoff é outro campeonato - garante o armador Fúlvio.

Se para o Vasco o duelo vale apenas para apagar a má impressão dos últimos jogos, para o Bauru ainda há o que se conquistar na primeira fase do NBB. A equipe disputa o quinto lugar com o Caxias do Sul e precisa vencer para não depender de um tropeço do rival para se garantir nesta posição. No último confronto, vitória fácil sobre o Botafogo e grande atuação do pivô Rafael Hettsheimer, que terminou o jogo com um duplo-duplo. No turno, o Bauru venceu o Vasco por 87 a 86 na Arena Carioca 1.

- Será um jogo duro para nós. O Vasco, apesar de não vir de uma fase boa, tem jogadores experientes no elenco. Precisamos ficar atentos para que o nosso setor defensivo funcione bem e impor o nosso ritmo de jogo desde o início para fechar a primeira fase do NBB em quinto - contou Hettsheimer.

Fonte: ge