Outros Esportes

Basquete: Vasco e Bauru possuem desfalques para o jogo 4

Alex Garcia puxa fila de desfalques para Jogo 4 entre Vasco e Bauru: veja o que muda para os elencos

Desfalques são ruins em qualquer momento de uma temporada. Nos playoffs, então, piores ainda. É exatamente o que acontece com Sendi/Bauru Basket e Vasco da Gama, que entrarão em quadra com importantes ausências no Jogo 4 da série oitavas de final, nesta terça-feira (10/04), às 19h30, na Arena Carioca 1, ao vivo no SporTV.

Quem puxa a fila das ausências é Alex Garcia. A exemplo do que aconteceu nas duas últimas partidas no Panela de Pressão, o Brabo desfalcará o Dragão mais uma vez por conta de um estiramento na posterior da coxa sofrido no último quarto do Jogo 1 da série, na Arena Carioca 1, agravado após “enrosco” com o vascaíno Lucas Mariano.

Ainda pelo lado do Bauru, Renan Lenz é outro que não entrará em quadra novamente. O ala/pivô sentiu um incômodo na virilha no Jogo 2 da série e segue em recuperação. Com isso, o técnico Demétrius Ferracciú não contará mais uma vez com dois titulares para o duelo que pode definir a classificação às quartas.

Mas o que muda para o Dragão sem os dois atletas? Mais do que qualquer fator tático, a baixa de Alex representa uma perda significativa de liderança em quadra. Capitão do time, o camisa 10 é a grande referência da equipe, tanto nas ações com bola quanto nas orientações e fator motivacional. Taticamente, existem algumas possibilidades:

Demétrius Ferracciú pode usar Isaac, Osvaldas Matulionis, Duda Machado e até mesmo Gabriel Jaú como titulares nas alas – na última partida, o Bauru foi à quadra com Isaac e Matulionis. Jaú, por sua vez, foi o escolhido para ocupar a lacuna deixada por Renan Lenz de ala/pivô no quinteto inicial.

No Jogo 3, o Dragão jogou em alguns momentos com Hettsheimeir e Shilton juntos em quadra, o que possibilita atual campeão do Torneio de 3 Pontos de atuar mais aberto, na posição 4. Quem também figurou nessa “dança” do garrafão foi o garoto Michael Uchendu, de 19 anos, que tem característica interna, semelhante à de Shilton.

Do outro lado, o Vasco da Gama pode não contar com o pivô Lucas Mariano, titular durante quase toda a fase de classificação. Desfalque no Jogo 3, o jogador está em tratamento intensivo em São Januário e deverá ser avaliado momentos antes da partida para saber se terá condições de jogo.

Desfalque no Jogo 3, Lucas Mariano é dúvida para 4ª partida da série (Paulo Fernandes/Vasco.com.br)

O substituto imediato na vaga de Lucas é o pivô Renato Carbonari, que vive grande fase e vem de expressivas atuações nos Jogos 2 e 3 da série, ambas no Panela de Pressão, com 20 e 21 pontos, respectivamente.

Com 2,04m de altura, Renato é um ala/pivô de origem, mas sua enorme força física o permite atuar também como um pivô (cinco). Essa deve ser a provável opção do técnico Christiano Pereira para o garrafão titular do Vasco, que já conta com o experiente ala/pivô Guilherme Giovannoni.

Em desvantagem na série por 2 a 1, o Vasco precisa vencer para seguir vivo e forçar a realização do Jogo 5, que se necessário acontecerá na sexta-feira (13/04), no Panela de Pressão. Caso não aconteça, o Dragão avançará às quartas de final contra o Sesi Franca Basquete.

“Como a série vem mostrando, principalmente nos últimos dois jogos, há um equilíbrio muito grande entre as equipes. Esperamos um duelo com a mesma intensidade que os últimos tiveram e sabemos que a decisão será nos detalhes. Estamos pensamos jogo a jogo e esse é para vencermos. Nosso foco é a vitória e apenas isso”, concluiu o técnico Demétrius Ferracciú.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, os patrocínios da SKY, INFRAERO, Avianca, Nike, Penalty e Wewi e os apoios do Açúcar Guarani e do Ministério do Esporte.

Fonte: Site da LNB