Categorias de base

Base: Técnico avalia participação do Vasco na Copinha 2018

A equipe sub-20 do Vasco da Gama retornou ao Rio de Janeiro na última quarta-feira (17/01) após encerrar sua participação na Copa São Paulo. Apesar de não ter atingido o seu principal objetivo, que era a conquista do título, o Cruzmaltino desembarcou em solo carioca com a cabeça erguida por ter dado fim a um incômodo tabu dentro da tradicional competição nacional.

Mesmo atuando com uma equipe reformulada, bem diferente da que dominou o Rio de Janeiro na última temporada, o Gigante da Colina chegou às oitavas de final, algo que não fazia desde 2003, e apresentou novos talentos para sua torcida. Um deles, o zagueiro Ulisses, foi relacionado pelo treinador Zé Ricardo para a estreia do time profissional no Campeonato Carioca, diante do Bangu.

- Levando em conta que tivemos que reformular toda a equipe após a promoção dos meninos para o profissional, acredito que o saldo foi positivo. Além de termos chegado numa fase que o Vasco não disputava há muito tempo, apresentamos ao torcedor mais alguns jogadores. Infelizmente, pelo chaveamento, enfrentamos um grande adversário logo nas oitavas de final. Mesmo assim, fizemos um bom jogo contra o Palmeiras, fomos superiores em diversos momentos, poderíamos ter saído com um resultado melhor, mas não aconteceu. É claro que não fiquei satisfeito com o resultado, gostaria de ter ganho e ido mais longe, mas estou orgulhoso desses meninos. Todo se entregaram muito durante a competição - afirmou o treinador Marcus Alexandre, acrescentando logo em seguida.

- O Ulisses, que era um atleta desconhecido até pouco tempo, irá para o banco de reservas no jogo de hoje do Carioca. O Robinho fez uma Copa São Paulo muito boa, assim também como o Marrony. A torcida do Vasco olha para esses meninos hoje com esperança e sabe que eles irão dar um retorno ao profissional do clube no futuro. Sem contar em outros atletas que também se destacaram, casos do Rodrigo e do Bruno Ritter, que foi uma grata surpresa. Além, é claro, do Rafael e do Dudu, que já estavam no time do ano passado. Conseguimos remontar uma equipe e torná-la competitiva. Tenho certeza que teremos mais um ano positivo na categoria - concluiu o comandante.

O próximo desafio do Gigante da Colina na categoria sub-20 será o Campeonato Carioca. O Vasco da Gama estreia na competição no próximo dia 27 de janeiro, contra a Cabofriense, às 16 horas, no Estádio de São Januário. O primeiro clássico será contra o Flamengo, em 07 de fevereiro, na Gávea. Vale lembrar que o Cruzmaltino é o atual campeão da Taça Guanabara, da Taça Rio e do Estadual.

Fonte: Site oficial do Vasco