Clube

As pendências no Vasco após saída de Alexandre Mattos

A saída de Alexandre Mattos do Vasco deixou algumas lacunas para a comitiva do CEO Lúcio Barbosa e/ou o próximo diretor de futebol resolverem. Demitido na quinta-feira, o dirigente tinha pela frente a janela interna do futebol brasileiro e conversas em andamento por renovações.

Enquanto busca um substituto para Alexandre Mattos, a SAF montará uma comissão temporária para os assuntos mais urgentes. Ela será formada pelo próprio Lúcio Barbosa, além dos setores de scout do Vasco e da 777 Football Group.

Contratações

O agora ex-diretor contratou nove reforços nos 100 dias à frente do departamento de futebol do Vasco. Ainda assim, o elenco tem lacunas. A principal delas é um volante, jogador que Ramón e Emiliano Díaz cobraram publicamente mais de uma vez.

A ideia era que Sforza preenchesse a posição de primeiro volante, mas a comissão técnica entende que o argentino tem outras características e ainda é necessário trazer um camisa 5.

Uma cláusula no Regulamento Nacional de Registro e Transferência de Atletas da CBF permite inscrições de jogadores entre os dias 01 e 19 de abril. Na prática, os clubes das Séries A e B do Campeonato Brasileiro podem contratar apenas atletas que disputaram algum campeonato estadual no primeiro trimestre.

O ge apurou que, antes de ser demitido, Mattos levou alguns nomes para análise da 777 Partners. Caberá agora a Lúcio Barbosa seguir com as negociações. O CEO estará mais ativo na busca do clube por reforços para o Campeonato Brasileiro.

Ele terá a ajuda de Ramón e Emiliano. Os dois já tinham participação ativa na busca por reforços e vão continuar indicando e aprovando nomes de jogadores que se encaixam no elenco.

Renovações

Outra situação em aberto é a renovação de contrato de alguns atletas.

O ge noticiou nesta semana que o Vasco fez contatos iniciais com os estafes do goleiro Léo Jardim e do zagueiro Léo e indicou o interesse em renovar os contratos. A dupla tem vínculo com o clube até dezembro de 2025.

É provável que os dois casos fiquem a cargo do novo diretor de futebol - o clube ainda não definiu um nome. Como os contratos de Léo Jardim e Léo são mais longos, há tempo para negociar. O empresário do goleiro, inclusive, está na Europa para acompanhar os amistosos da Seleção e deve vir ao Rio de Janeiro somente em abril.

No entanto há uma renovação mais urgente. Alexandre Mattos já vinha conversando com o empresário de Gary Medel para ampliar o vínculo do capitão do Vasco. O zagueiro de 36 anos tem contrato até o fim desta temporada e já havia dito que quer ficar por mais tempo.

Caso demore mais a busca por um novo diretor, é provável que Lúcio Barbosa toque a negociação com o estafe de Medel.

Longo tempo até o Brasileirão

Com a eliminação na semifinal do Campeonato Carioca, o Vasco ficará sem jogar até a estreia no Brasileirão, no dia 14 de abril, contra o Grêmio.

O clube terá situações para resolver durante a intertemporada, e Lúcio, que não tem expediente no CT Moacyr Barbosa, estará mais perto do futebol.

O Vasco, por exemplo, terá uma miniconcentração na próxima semana, com o elenco hospedado em um hotel na Barra da Tijuca e treinos em tempo integral no CT. Além disso há no planejamento a realização de jogos-treinos no período. Nesta sexta-feira, o time enfrentou e venceu o Olaria por 5 a 0.

🎧 Ouça o podcast GE Vasco 🎧

Fonte: ge