Futebol

Arbitragem que apitará clássico causa desconfiança após polêmicas recentes

Na zona de rebaixamento e perto do primeiro confronto direto, justamente o clássico contra o Vasco, domingo, em Cuiabá, a diretoria rubro-negra reclamou da escalação do árbitro Héber Roberto Lopes na partida. Recentemente, o clube já tinha feito uma queixa à Comissão Nacional de Arbitragem (Conaf) da CBF contra erros em três partidas no início da competição. Para Rodrigo Tostes, integrange do Comitê Gestor de Futebol do clube, há uma conjunção de fatores para a diretoria fazer o alerta sobre o próximo jogo.

- A gente está preocupado, sim, com essa partida contra o Vasco, pelo histórico de erros nos últimos três ou quatro jogos, o gol do Avaí, em que a bola saiu, o pênalti para o Fluminense e a expulsão do Jonas contra o Coritiba. Foi uma sequência de problemas com a arbitragem, e nos parece coincidência demais - afirmou Tostes.

Apesar da série de reclamações, o dirigente diz que não há motivo para acreditar em um complô da arbitragem contra o Flamengo. No entanto, ficou surpreso com a escalação de Heber Roberto Lopes. Não pelo juiz, mas sim por ele ser filiado à Federação Catarinense de Futebol.

- Além de ser contra o Vasco, que já tem um histórico recente daquele pênalti que não foi pênalti, o jogo seguinte será contra um time de Santa Catarina - observou Tostes, referindo-se ao último Flamengo x Vasco, quando o time de São Januário eliminou o rival na semifinal do Carioca graças a um pênalti de Wallace em Serginho muito reclamado pelos rubro-negros.

Tostes não teme que a preocupação do Flamengo influencie negativamente a atuação de Heber Roberto Lopes domingo.

PUBLICIDADE

- O que me preocupa é a gente não falar sobre isso, e depois aparecer reclamando da arbitragem. A gente já está alertando que esta é uma situação que nos desagrada. Reclamar depois não adianta. A gente já alertou à CBF sobre nossa preocupação, e o presidente Bandeira de Mello também já entrou em contato com a Conaf sobre isso - comentou Tostes.

Após oito rodadas, com apenas duas vitórias no Brasileiro, Flamengo ocupa a 17ª posição no Brasileiro, a primeira na zona de rebaixamento, com sete pontos. O Vasco, próximo adversário, é o lanterna, com três, e o Joinville, com quatro, está em 19º lugar. Ao contrário dos dirigentes rubro-negros, o técnico Cristóvão Borges evita falar sobre arbitragem, seja em situação desfavoráveis ou quando os erros beneficiam sua equipe.

- Não falo sobre arbitragem - responde o treinador nas entrevistas após os jogos, quando perguntado sobre o assunto.

 

Fonte: O Globo Online