Futebol

André enxerga com naturalidade número de impedimentos no Brasileiro

 No futebol, o jogador que recebe o passe não pode estar à frente do penúltimo adversário (incluindo o goleiro) no momento em que seu companheiro realiza este passe. Quando isto acontece é marcando o impedimento. A regra, que causa tanta polêmica dentro de campo, vem dando dor de cabeça para o atacante André. Com 20 jogos pelo Vasco - todos no Campeonato Brasileiro -, o camisa 9 ostenta a marca de já ter sido flagrado em posição irregular 21 vezes, média de 1,05 por partida, números que o colocam como líder no quesito impedimento no Brasileirão.

Somente no clássico do último domingo, contra o Flamengo, André foi responsável por dois dos quatro impedimentos do Cruz-Maltino. Segundo o atacante, não há uma explicação única para ele ser pego tantas vezes impedido, e sim um conjunto de fatores.

- Acredito que é por eu tentar antecipar as jogadas, as vezes meus companheiros demoram um pouco para tocar também. Impedimento é do jogo, não tem como se comunicar direito em campo. Às vezes o cara que está com a bola pensa um pouco demais e ai eu já fico em posição irregular. São diferentes situações - afirmou.

 Até o momento, o Vasco soma 70 impedimentos no Campeonato Brasileiro - só André é responsável por 30% -, ocupando a quarta colocação no quesito atrás apenas de Ponte Preta (80), São Paulo (77) e Goiás (74). De acordo com o camisa 9 do Gigante da Colina, por se tratar de algo do jogo, nem mesmo os treinos dão conta de solucionar o problema.

- O Dorival pede, treina, mas ali é situação de jogo. É diferente, não tem muito o que fazer. Eu sou um cara que gosto de tentar esse tipo de jogada, atuar no limite da linha de impedimento, mas nem sempre dá certo - concluiu.

Apenas atacantes estão presentes no top 10 dos jogadores que mais vezes foram pegos em posição irregular no Brasileiro. No pódio, ao lado de André, estão Walter, do Goiás, e William, da Ponte Preta, com 20, e Luis Fabiano, do São Paulo e Chiquinho, também da Ponte, com 18.

Fonte: ge